Nos dias 07 e 08 de dezembro de 2017 ocorreu a 1º Oficina Local do Projeto AcolheSUS em Rio Branco, no estado do Acre, que contou com a participação da Coordenadora Estadual de Humanização, Sra. Antônia Gadelha, responsável pela articulação do Grupo Executivo Estadual (GEE) do referido Projeto, no âmbito da Secretária Estadual de Saúde, contando ainda com a presença da Diretora Administrativa do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB), Sra. Jorgete Leão, responsável pela articulação do Grupo Executivo Local (GEL).
Foram dois dias de oficina com a presença de trabalhadores e gestores da Atenção Hospital e Atenção Básica do estado e do município. Dentre as atividades da programação da oficina foram realizadas apresentação do Projeto AcolheSUS pela referência técnica da Coordenação-Geral da Política Nacional de Humanização (CGPNH), Sr. Diego Pinto, para melhor entendimento sobre a trajetória prevista do projeto, roda de conversa sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), visita guiada pelo HUERB junto com alguns trabalhadores para observar os principais desafios na atenção à saúde da população adscrita e uma roda de conversa com a metodologia ativa denominada café mundial, para problematização do diagnóstico situacional da unidade de saúde e levantamento dos problemas a serem enfrentados. Todas as atividades tiveram o objetivo de subsidiar a construção de um Plano de Trabalho para intervenção na Rede de Saúde, a partir dessa Unidade Hospitalar.
A CGPNH parabeniza a todas as pessoas envolvidas no AcolheSUS naquele estado e agradece a acolhida recebida durante a 1ª Oficina Local, registrando aqui a riqueza dos encontros oportunizados pelas rodas, as trocas, os compartilhamentos e os aprendizados mútuos.
Para nós, um trabalho muito produtivo durante estes dois dias.