Hospital em Rondonópolis lança projeto de leitura para pacientes

10 votos

O Hospital Regional de Rondonópolis da Secretaria de Estado de Saúde ( SES) , em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso ( UFMT) lançou o Projeto Leitura no Hospital -“Ler, um Bem para Todos”. OEstado segue as diretrizes daPolítica Nacional de Humanização ( PNH) do Ministério da Saúde.

O projeto tem como principal finalidade contribuir para a humanização

do ambiente hospitalar e da assistência prestada através do incentivo e promoção a leitura. “Buscamos uma forma para que a leitura seja incorporada de forma prazerosa e benéfica à rotina hospitalar. Além principalmente de contribuir

para tirar o foco da doença e melhorar a relação entre os usuários e os profissionais da equipe de assistência”, disse a responsável técnica do Serviço de Educação Continuada do Hospital Regional.

Uma das atividades propostas para o projeto é o curso “Contador de Histórias”. Na terça-feira ( 16) , no auditório do hospital foi o início do curso que terá a participação de 37 voluntários entre alunos do curso de Letras da UFMT e servidores da unidade regional.

De acordo com a responsável técnica do serviço, o curso é dividido em módulos e terá a duração de 40h com aulas teóricas e práticas, incluindo o Estudo de Gêneros Literários, Dramatização, Entonação de Voz e Postura Corporal.

Os temas serão O Contador de Histórias, A Literatura Infantil e Infanto-Juvenil, Os Causos e as Narrativas, Contos e Dramatização.

“Os participantes serão treinados para atuarem no ambiente hospitalar de forma humanizada. O aluno estará preparado não apenas para ler uma simples história, mas sim se envolver com o tema colocando um pouco de vida em cada experiência vivenciada”, declarou Maria Cristina.