Abertura da Mostra Interativa em Porto Alegre

15 votos

10/10/2008 – Aberta Mostra HumanizaSUS

A Escola de Saúde Pública do RS (ESP) abriu na tarde desta sexta-feira, dia 10, a Mostra Interativa HumanizaSUS , com o tema "O SUS que dá certo". A Mostra é uma parceria entre a ESP e o Ministério da Saúde e prossegue até o dia 17 de outubro, das 10 às 20h, de segunda a sábado. A coordenadora da Assessoria de Planejamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), Marly Oliveira, a vice-diretora da ESP, Miriam Dias, o consultor da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde (MS), Eduardo Mendes Ribeiro, a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Letícia Oliveira, o representante da Famurs, Leonildo Mariani, a coordenadora da Mostra no MS, Edna Moura, participaram da solenidade de abertura.

Miriam Dias cumprimentou o MS por ter incluído na agenda da Mostra, o Estado do RS; a Famurs, representante dos municípios onde ocorre o controle social; aos apoios internos da ESP; ao Conselho Estadual de Saúde (CES) por sua presença no evento. Lembrou que a Mostra inicia na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, e a estreita relação das lutas do setor com a humanização do Sistema de Saúde Público. “A humanização do SUS tem uma relação intrínseca com as lutas pela Reforma Psiquiátrica, e nesse sentido a abertura da Mostra nesta data ganha um significado ainda maior”, destacou. Ela lembrou que hoje, em Genebra, o Brasil está sendo lembrado como o país que mais avançou no mundo na Reforma Psiquiátrica. “E o HumanizaSUS é ética, é dignidade e inclusão social”, completou.

A coordenadora geral da Mostra no MS, Edna Moura, destacou que o objetivo da exposição é informar e também trazer contribuições. “Divulgamos na Mostra, os direitos dos usuários e como ele pode ajudar na construção do sistema público, ampliando a resolutividade”, afirmou.

Para o consultor do MS, Eduardo Mendes Ribeiro, a Política Nacional de Humanização quer dar a sua contribuição na construção do SUS entendido como um coletivo de ações. “Enfatizo a interatividade da mostra que é um convite à participação nas redes virtuais, rodas de conversa que estarão acontecendo aqui na ESP todos os dias às 10h e nas terças e quintas às 16h”.

A Mostra é uma exposição que reúne som, imagem, arte e tecnologia utilizados para contar os 20 anos do SUS e os cinco anos da PNH. A instalaçõe tem o formato de uma colméia e conta com diferentes ambientes que retratam as idéias e práticas da PNH. Vídeos, literatura de cordel, jogos eletrônicos, áudios e fotografias de usuários e profissionais do SUS permitirão aos visitantes conhecer diferentes formas de produção de saúde em todo o país. No pavilhão também foram montadas cabines de depoimentos, onde as pessoas poderão registrar suas impressões sobre o sistema público de saúde, além de acessar a Rede HumanizaSUS para efetuarem cadastro: redehumanizasus.net.

Também estiveram presentes na abertura, os representantes da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Carlos Alberto Ferrugem, o delegado da 6ª CRS, Everton Rosa, a vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia, Fátima Fischer, a coordenadora do GTH do Hospital de Clínicas, Maria Lúcia Falck, representando o Departamento de Ações em Saúde da SES/RS, Íride Caberlon, odiretor do Hospital Sanatório Partenon, Jaime Porto, representando a reitoria e o Hospital da PUCRS, Magda Suzana Ferreira, a representante da Saúde Mental da SES, Vânia Mello, a representante do Conselho Regional de Fisioterapia, Vera Leonardi.

A Mostra Interativa, lançada em junho, é itinerante e ainda vai visitar várias cidades brasileiras – até o momento, já conheceram a exposição Vitória, Brasília e Belo Horizonte.

Maria Cristina Carrabba MTB 5531
Assessoria de Imprensa da ESP/RS