PNH é tema de debate na Universidade Federal de Tocantins
A Política Nacional de Humanização (PNH) será um dos temas debatidos na I Semana Acadêmica de Medicina da Universidade Federal de Palmas – TO nesta quarta-feira, 22/10. O coordenador da PNH Dário Pasche vai expor o panorama nacional da humanização da atenção e gestão em saúde no país para acadêmicos, profissionais de saúde e comunidade.
De acordo com o coordenador da Semana Acadêmica e professor da universidade Sérgio Donizete, trazer o tema da humanização para o evento reafirma o projeto pedagógico do curso. “Priorizamos a formação e vivência do SUS, com práticas de saúde embasadas na humanização”, afirma.
Esse tipo de atividade de divulgação e formação vem se consolidando na PNH. Nesta segunda, 19/10, a PNH marcou presença em debate na Fiocruz, com foco no trabalhador como agente transformador de novos modos de produzir saúde.
Para a coordenadora do Núcleo de Formação e Pesquisa da PNH, Raquel Pedroso, a difusão da política nas universidades intensifica a reflexão sobre os princípios da PNH e aproxima a academia dos serviços de saúde. “A PNH se propõe como obra aberta, e através da relação com e dentro das universidades é possível se pensar formas e caminhos que analisem e revejam as práticas de humanização dos serviços de saúde”, conclui.
A mesa redonda sobre a PNH na Universidade Federal de Palmas é aberta ao público e será realizada de 8h às 12h no auditório CUICA. Participe!
Por patrinutri
Ganhar os curriculos universitários é sem dúvida um grande avanço para as ações da PNH. Participar da formação dos profissionais de saúde nos faz atingir um espaço de construção dos saberes, anteriores a atuação profissional.
Parabéns aos articuladores desta ação estratégica,
Valeu Dário por ser nosso porta voz neste momento.
Temos também proposto em muitas ações parcerias com as universidades, embora ainda não tenhamos alcançado este tipo de estratégia de colocar a PNH no projeto pedagógico dos cursos. Mas temos conseguido inserir o debate em diversas disciplinas nos cursos da saúde.
Obrigada pela notícia Mariella,
Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC