PNH EM MOVIMENTO NO ESTADO DO PIAUÍ

12 votos

Imagem
O Estado do Piauí prepara-se para receber a Mostra Interativa HumanizaSUS: o SUS que dá certo na primeira semana de dezembro. Com intensa mobilização de outras instâncias do SUS e parceiros, compondo uma programação com Atenção Básica, Vigilância em Saúde e área de Gestão Participativa do SUS, o Comitê Estadual de Humanização do PI, juntamente com o apoio da consultora da PNH e núcleo técnico da política, traçam os preparativos para o III Seminário de Humanização do Estado do PI que integrará junto com a Mostra HumanizaSUS, outros eventos com a Vigilância em Saúde, a Atenção Básica e a Gestão Participativa no SUS.    
 
Os preparativos para o recebimento da Mostra têm criado oportunidade de tecer redes entre os trabalhadores, usuários e gestores, além de propiciar espaços de diálogo entre as Políticas de Saúde. Esses encontros propiciarão intensa troca de experiências, com exposição dos trabalhos do SUS-PI, valorização dos talentos culturais e compartilhar de vivências, reflexões, divulgação e aprofundamento da PNH nas rodas de conversa durante a Amostra e outros temas como a integralidade do cuidado. A participação de estudantes das universidades também está sendo cuidada pelas Professoras Thais Kampf e Lúcia Vilarinho, pois atuarão como monitores.
 
No último dia 17 o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela realizou roda de conversa sobre o processo de humanização. Com amplo trabalho desenvolvido há alguns anos, o hospital sinaliza com a perspectiva de buscar apoio da PNH para incrementar os processos disparados. A consultora da PNH para o PI e a coordenadora de Humanização da SESAPI atuaram na facilitação da roda, que contou com a direção da unidade, gerências e trabalhadores. As principais temáticas que emergiram disseram respeito a: monitoramento e avaliação da humanização, competitividade predominante sobre a cooperação no ambiente de trabalho, desconhecimento dos direitos do usuário pelos trabalhadores, dificuldades na comunicação e informação em todos os níveis. As equipes ressaltaram a importância de resgatar o GTH e de que seja incrementada a gestão participativa. Deferentes ações de humanização vêm sendo implementadas tendo como foco na valorização dos trabalhadores, ouvidoria, atenção aos usuários e direitos de cidadania. O hospital tem trabalhado a melhoria da gestão com ferramentas da qualidade em saúde.

 
A Maternidade Evangelina Rosa, priorizando as diretrizes acolhimento, ambiência e gestão participativa, intensifica os processos de sensibilização sobre a PNH realizando sua V Oficina com ampla participação dos trabalhadores e gestores. A equipe da câmara técnica, juntamente com os apoiadores e consultora da PNH iniciam as discussões para implementação do acolhimento na maternidade e a sistemática da classificação de risco. O processo tem ocorrido em discussões sobre a situação atual e o envolvimento das equipes, devendo prosseguir pela realização de oficinas com todo o pessoal das urgências e portas de entrada.
 
Na Universidade Federal do Piauí, 25 alunos do curso de Serviço Social também se reuniram para compartilhar conhecimentos em torno da estratégia de “roda de conversa” como estratégia pedagógica e potencializadora de movimentos de mudança pela problematização e participação coletiva. A consultora Annatália Gomes facilitou a roda que contou com a participação da Professora Lúcia Vilarinho. A partir das vivências dos alunos, questões foram trazidas sobre a dinâmica da roda de conversa e seu manejo, elementos constitutivos e ambiência.

 
Annatália Meneses de Amorim Gomes
25102008