Lá em Cidade Nova também comemoramos aniversário de 20 anos do SUS

9 votos

O Documentário: Políticas de Saúde no Brasil, um século de história, foi exposto para usuários e trabalhadores de saúde de Cidade Nova. Antes que terminasse outubro, mês em que o SUS faz 20 anos, nos reunimos na Igreja Missão Evangélica (equipamento social da comunidade que tem sido valoroso parceiro nosso) para comemorarmos as conquistas no campo da saúde neste último século. Como toda festa de aniversário, não faltou bolo e refrigerante, é claro! À medida que  o filme era executado, outro filme ia passando pelas cabeças dos participantes, dessa vez o filme das próprias experiências pessoais e familiares. Descobrimos que entre os trabalhores da USF, há história de prisões e perda de parentes pela ditadura militar e o relato deles foi cheio de emoção e dor. Descobrimos também que quem viveu a experiência do acesso a saúde a partir dos Institutos de Previdência, hoje lamenta a existência do SUS, reclamando que não há mais a facilidade em ser atendido como antes. "tudo ficou mais difícil com o SUS, um exame que preciso fazer não demora menos de um mês, não há médico na área em que moro há quase um ano, eu e minha família tínhamos assistência boa e sem filas. Parí meus filhos num hospital onde a comida era boa, os lençóis limpinhos, ficava uma semana internada e atendida pelos melhores médicos de Natal".- Fala de uma usuária, funcionária pública estadual, hoje aposentada. Compreender este relato significa enxergar as diversas variáveis, que no plano da gestão e financiamento o SUS enfrenta problemas sérios para garantir o acesso pleno e a qualidade da assistência. Mesmo assim é preciso identificar o que é ruim. O SUS é ruim por ter expandido o acesso a todos os cidadãos brasileiros? Será que seria correto continuarmos com uma política que só os que pagam têm acesso?

Será que o espaço criado e disposto para a participação popular é inadequado? Como os usuários estão ocupando esse espaço que é legal e de direito? Essa intervenção foi feita quando a médica, após o relato da usuária, olhou pra mim e perguntou: e agora Jaldisia? como vamos defender o SUS?

Pois é, o SUS vamos "defender" assim, todos nós juntos, discutindo, estimulando mudanças de visão, esclarecendo e fomentando a participação popular, para alcançarmos o que queremos: Um SUS eficiente, de acesso fácil e com qualidade.

Esse evento foi organizado pelo PESA/USF CIDADE NOVA e pelo PROGESA/ARSBAN, contou também com a colaboração do Distrito Sanitário Oeste e as Equipes de Saúde da Família, especialmente os Agentes Comunitários de Saúde responsáveis pela mobilização dos moradores para a participação.