Vigilância Sanitária e qualificação do SUS

12 votos

Nos dias 30 e 31 de outubro de 2008 foi realizada uma oficina, promovida pela Vigilância Sanitária do Estado do Mato Grosso do Sul (VISA/MS) com os objetivos de:
a) discutir atenção e gestão humanizadas nos Serviços de Terapia Renal Substitutiva (STRS) e,
b) elaborar o plano de trabalho para o ano de 2009, com base na PNH. Esta atividade contou com a participação de trabalhadores e gestores dos STRS públicos e privados/contratados pelo SUS de MS.
A abertura do evento coube à Coordenadora de Vigilância Sanitária da SES/MS, Dra. Claudia Calderan Hoffmann

Vivenciamos, nesta oficina, a utilização da metodologia de sucessivas aproximações com conteúdos que seriam subsídios para elaboração do Plano de Trabalho dos STRS, para 2009. Após todas as apresentações, os participantes se reuniram em grupos, com dois momentos distintos: inicialmente por categoria profissional, com o objetivo de discutir o papel desempenhado por cada um em seus serviços e posteriormente, por serviços que trabalham como parceiros ou da mesma rede, com o objetivo de identificar ações relacionadas aos usuários, trabalhadores e gestores dos STRS, para construção dos Planos de Trabalho para 2009.
Para os trabalhos em grupos eles contaram com o apoio dos facilitadores presentes (VISA/SES-MS, Referência de Humanização na SES/MS, VISA/SES-RJ e PNH/SAS/MS)
Pela riqueza metodológica, as equipes multiprofissionais, comprometidas com a realização de intervenções interdisciplinares em seus locais de trabalho, puderam experimentar ações transdisciplinares. Como exemplo cita-se a construção coletiva de documento único, “Sistematização da Assistência de Enfermagem” – SAE, em Nefrologia, pelos enfermeiros dos STRS do estado de Mato Grosso do Sul, a partir de alguns já em construção e experimentação.

Também nesse evento foi criada a Associação dos Enfermeiros que atuam em Serviços de Terapia Renal Substitutiva, do estado de Mato Grosso do Sul.

A VISA/SES-MS, ao apresentar os resultados da intervenção realizada em 2007 nos STRS/MS e a realização de duas oficinas, demonstra como uma parceria pode-se efetivar a partir de um Serviço de Vigilância Sanitária que se coloca como gestora e parceira. Quando seu olhar ultrapassa a função avaliativa, saindo da pura aplicação de multas e se coloca como um serviço responsável pela gestão e atenção o que envolve a qualificação do cuidado aos pacientes renais crônicos, seja em serviço público de saúde, seja em serviço contratado/conveniado. E para avançar, solicita apoio da PNH que assume apoio institucional à SES/MS, para que os princípios, diretrizes, método e dispositivos da PNH possam ser ali implementados. Considerando que há, em processo de formação, um Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) na SES/MS, a VISA, com esse olhar ampliado para processo de trabalho e consequente qualificação da atenção e da gestão no SUS, tem a acrescentar no avanço da humanização tanto na SES/MS quanto fora dela, ou seja, na capilarização da PNH no estado de MS.

Essa é uma experiência que tem potência para continuar e agora, melhor ainda, demonstrando o retrato de um SUS que dá certo.

 

  Programação da oficina:
a)- Apresentações interativas
 “Uma Síntese do SUS e a PNH: Humanização nos STRS em MS”
Olga Vânia Matoso de Oliveira – PNH/SAS/Ministério da Saúde
Enfermeira sanitarista e especialista em gerenciamento de unidade básica de saúde. Membro do Coletivo PNH/MS
 “O Olhar do fiscal médico sobre os STRS”
Médico, mestre em nefrologia, fiscal de VISA/SES/RJ
  “Vigilância sanitária e STRS: uma parceria na busca da qualidade” – Anexada neste post
Ana Maria Viegas Tristão – Fiscal de VISA/SES/MS
 “Alta complexidade do SUS e a regulação do STRS”
Eloni Basso Rhode – Coordenadora de alta Complexidade/SES/MS

b) Apresentações dos 11 STRS/MS
 TRS/Hospital Nossa Senhora Auxiliadora – Três Lagoas
 INEPAR – Instituto de Nefrologia de Paranaíba – Paranaíba
 RENALMED – Clínica do Rim de Corumbá – Corumbá
 CLÍNICA DO RIM DE PONTA PORÃ – Ponta Porã
 DINEFRO – Clínica do Rim de Dourados – Dourados
 SIN – Serviço Integrado de Nefrologia – Campo Grande
 MED RIM/HIPERRIM – Campo Grande
 TRS INDOR – Campo Grande
 PRÓ-RENAL – Campo Grande
 TRS/Hospital Universitário – UFMS – Campo Grande
 TRS/Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – Campo Grande

c) Elaboração de Plano de Trabalho para 2009 –
Realizada pelos 11 STRS e apresentados posteriormente em plenária.

d) Considerações finais e encerramento –