É com grande alegria que compartilho com os participantes da Rede HumanizaSUS a vivência de representar este coletivo na 2ª Reunião do Fórum de Apoiadoras (es) da Gestão e Humanização do Trabalho na Saúde (FAGHTS) da Bahia.
Como primeira etapa do trabalho do grupo aconteceu ainda em 2024, uma reunião onde foi proposta a construção de um plano local para humanização de 2025 – Articulação da humanização e equidade para, valorização da trabalhadora e do trabalhador da saúde que contou como facilitação: Érica Bowes – Apoiadora institucional do MS na Bahia (Coordenadora Geral de Gestão e Valorização do Trabalho na Saúde / DEGERTS/ SGTES/MS) e Andreia Beatriz – Médica de Saúde de Família e Comunidade – Área Técnica de Saúde Mental – DGC/SAIS e Docente da UEFS
E nesta segunda etapa neste espaço, encontramos virtualmente 98 integrantes deste importante movimento social bahiano em defesa da humanização no SUS, apresentando a Rede HumanizaSUS e conectando aos movimentos locais com a fala: Rede HumanizaSUS e GTH: Espaços de Conexão e Prática do SUS.
Iniciamos a fala apresentando a história de construção da Rede HumanizaSUS e sua conexão com a história da Política Nacional de Humanizaçâo, bem como os desafios enfrentados no dia a dia de manter esta rede no ar. Ressaltamos ainda a coerência da estrutura da Rede Humanizasus com os princípios e diretrizes do SUS e da Política Nacional de Humanização, na garantia da autonomia e protagonismo de todes envolvides, bem como a gestão democrática, respeito à diversidade, inclusão e direitos humanos.
Ao longo da fala diversos movimentos e serviços compartilharam suas experências, relatando ações realizadas e resultados alcansados, inclusive serviços hospitalares, usuários do sus e estudantes que fazem parte do Fórum.
Agradeço imensamente a DGETS Bahia pelo convite e oportunidade de fazer parte deste movimento e contribuir com seu fortalecimento e ampliação. Esperamos que muitos participantes venham também se unir a Rede HumanizaSUS, compartilhar suas experiência e ampliar ainda mais este movimento para fortalecer a humanização no SUS.
Por Sérgio Aragaki
Uma maravilha esse movimento na Bahia!
Já é exemplo para outros locais do país.
Parabéns!
AbraSUS!