Na 2º oficina Local em Santa Catarina, ocorrida em 20 e 21 de março de 2018, foram retomadas as discussões que ocorreram na 1º Oficina Local, ocorrida em dezembro de 2017, em relação à visita guiada e ao levantamento de problemas e soluções para intervir na realidade local, referenciado por critérios de análise, por exemplo, de governança e recursos disponíveis.
A roda de conversa contou com a presença do novo Diretor Geral do HRSJ, Valdir José Ferreira. A Consultora da CGPNH, Sra. Élida, referiu-se ao Projeto AcolheSUS e apontou os passos seguintes a serem realizados no Estado de Santa Catarina. Reforçada, na ocasião, a necessidade de arranjos de gestão fortalecidos para a elaboração do plano de intervenção do Estado, com o objetivo de qualificar a integralidade do cuidado na perspectiva da Rede de Saúde.
Para afirmar o arranjo da gestão do AcolheSUS, chamado de Grupo Executivo Local (GEL), o Sr. Valdir assinou o regimento interno e referiu que o mesmo seria transformado em ato normativo em até 7 dias e publicado na intranet do HRSJ.
O GEL sinalizou que seria interessante que o HRSJ pense em um arranjo de gestão para transversalizar os planos de trabalhos das diversas comissões, bem como das decisões tomadas nas gerências médica, enfermagem e técnico-administrativa, o que pode beneficiar o projeto AcolheSUS e a atenção hospitalar em rede.
O plano de intervenção do HRSJ, entre os eixos do Projeto AcolheSUS, tem maior número de atividades voltadas à Gestão e Organização do cuidado, fato este que aproxima do movimento da nova gestão do hospital, que almeja formalizar os fluxos organizacionais, administrativos e assistenciais e, também, as pactuações com a rede que impactam na integralidade da Atenção à Saúde Hospitalar nesta região.
Por Emilia Alves de Sousa
Já virou até clichê esta minha declaração de que sou uma apaixonada pelas ações de humanização do SUS de Santa Catarina. Tenho acompanhado aqui na rede os relatos compartilhados, e o Estado a cada dia nos surpreende com o seu modo inventivo/criativo de produzir saúde. O coletivo de saúde de lá está sempre inovando.
Gostei muito de ver no plano de intervenção do Projeto AcolheSUS do HRSJ, o foco nos eixos da Gestão e Organização do cuidado, o que revela o compromisso dos gestores nesse processo de mudanças do hospital.
Parabéns ao coletivo de cuidadores e gestores!
AbraSUS!
Emília