Humanização mais uma vez em destaque em Maringá PR

11 votos

A Secretaria Municipal de Saúde de Maringá PR realizou a I Mostra de Humanização da Atenção Básica nos dias 20 e 21 de Novembro. Este momento seguiu-se a uma programação intensa de estímulo a rede de saúde municipal e algumas instituições estaduais a pôr em análise as diversas ações que vem sendo desenvolvidas no município com o tema da humanização e seu alinhamento com a Política Nacional de Humanização.
Anteriormente aconteceu a Mostra de trabalhos dos hospitais, onde foi colocada também em discussão a formação de uma câmara técnica para fomentar e fortalecer os trabalhos já desenvolvidos e favorecer novas iniciativas.
Quanto ao evento da Atenção Básica mais de 20 trabalhos foram apresentados e todos com ênfase na humanização.
Após as apresentações do primeiro dia, sentindo a necessidade de fortalecer ainda mais as ações ali relatadas, apresentamos a importância da REDE como uma diretriz da PNH no sentido da inclusão, transversalidade e valorização do SUS.
Ao final do evento planejamos juntamente com as equipes estatégias para efetivar a REDE de saúde do município, o que foi plenamente apoiado pelo gestor presente Sr Antônio Carlos Nardi.
Já agendamos um novo encontro para consolidar a proposta.
Parabéns ao grupo de Maringá que tem demonstrado um empenho especial para efetivar a PNH no município, agregando parceiros e apostando na inclusão.

Patrícia S. C. Silva
PNH MS