Evento que ocorreria presencialmente em fevereiro foi transferido para 12 de março.
Nesta semana, o Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) decidiu adiar a data da 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental – Paulo Ribeiro Ramos e alterar o formato do evento que ocorreria de forma presencial no próximo sábado, dia 5. Devido ao aumento de casos de síndromes gripais e Covid-19, será realizado de forma on-line, no dia 12 de março. A proposta é reunir gestores, trabalhadores da saúde e integrantes da comunidade.
Os interessados já podem fazer inscrição, sem custo, por meio do link bit.ly/InscConfSaude. Um link de acesso será enviado aos participantes. Durante o encontro, serão discutidas ações de construção e atualização das políticas públicas de Saúde Mental, conforme a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema principal do evento será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanço e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
O eixo principal da Conferência é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo: EIXO I: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; EIXO II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; EIXO III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; EIXO IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Importância das Conferências de Saúde Mental
As Conferências de Saúde Mental contribuem para uma política de Estado de Saúde Mental, álcool e outras drogas. A discussão direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. As ações estão previstas na Resolução nº 652/2020, do Conselho Nacional de Saúde.
Como contribuir com as discussões
Também foi prorrogado o prazo para que profissionais e grupos de trabalho inscrevam projetos e compartilhem experiências durante o evento. Até o dia 1º de março, serão aceitas propostas para enriquecer o debate. Usuários, profissionais e gestores/prestadores podem enviar propostas e sugestões para a etapa on-line remarcada para 12 de março de 2022.
Para isso, basta preencher o formulário on-line que está disponível no link http://bit.ly/ConfSaudeMental. Todas as informações servirão de referências para a construção da defesa dos direitos e cuidado em saúde mental no território. Dúvidas e informações podem ser sanadas pelo e-mail [email protected].
Assessor de Comunicação: João Vitor Korc
Por Raphael
Joinville, Jaraguá do Sul e Indaial também adiaram suas conferências municipais.
Um grande dilema desse ” novo normal” é garantir a participação social dos usuários, pois muitos não dominam as tecnologias da informação e comunicação e seriam ” excluídos na modalidade online” entretanto essa é uma realidade que a COVID nos impõe.
Que sejamos inventivos e a luta antimanicomial siga no mundo real e no virtual.
Abrasus,