Estratégia Saúde da Família:rompendo muros e erguendo pontes com a arte de CONVIVER
O vídeo a seguir expressa belos momentos vividos por usuários do PSF e trabalhadores de saúde em seis anos da USF do Panatis-Natal-RN.As imagens nos mostram que vale a pena continuar. Afinal,como diz Lenine, "a vida é tão rara!"
16 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Querida Carolina,
Cada dia no PSF é um rico aprendizado. Acredito que o convívio com a diversidade e na adversidade nos torna mais humanos.
Foi difícil fazer o vídeo e postá-lo; mas, finalmente consegui!!!!
Um grande beijo,
Jacqueline Abrantes
Jack, fico encantada com sua facilidade de expressar o que vivenciamos na USF. Acredito que o amor é o responsável por tudo isso. Parabéns e me sinto feliz em fazer parte dessa história. Volte logo, estamos com saudades! Um grande beijo.
Querida companheira de luta,
Seja muito bem-vinda a esta rede!
Desejo continuar trabalhando junto a você para partilhar não só as dificuldades e incertezas do serviço, mas esses espaços de afeto, carinho e solidariedade inesquecíveis que alimentam as vontades.
Estarei de volta em breve!
Um terno e afetuoso abraço,
Jacqueline Abrantes
Por Cláudia Matthes
e que-bom.
Adorei ver vc investir nessa trabalheira que é fazer um vídeo e que mostra que vc naum pára no primeiro não!
Muitos os movimentos que fazem reflexo no RS, se o norte reflete o sul coloca-se em movimento.
Muito bom contar com você e com tudo que isso representa.
Jaqueline que você adoce e balance muito essa rede. Que vamos combinar, você é especialista.
Um doce abraço que vem de Peju
Cláudia-Analista de peju……….rs
Cláudia,
Gostaria de aproveitar para dar notícias do lado de cá.Há duas semanas, o SUS está nas manchetes dos jornais locais do Estado do RN que decretou estado de emergência em decorrência da carência de pessoal nos hospitais da rede pública estadual e municipal (principalmente, médicos), da precarização nos serviços e do encerramento dos contratos com as cooperativas médicas (conforme orientação do Ministério Público) que prestam serviços de anestesiologia, cirurgia pediátrica e outras especialidades médicas no SUS. Pode ser que alguma coisa positiva surja dessa crise. Estão mobilizados os conselhos, gestores, usuários, profissionais e entidades representativas de vários segmentos.
Apesar das precariedades do serviço de atenção básica já tão bem conhecidas como: a estrutura física inadequada das unidades, a falta de insumos básicos, as dificuldades no acesso a exames, a falta de profissionais, entre tantas outras, a proximidade com o usuário na ESF tem possibilitado a incorporação de dimensões subjetivas e sociais na prática clínica. Há uma diversidade de oportunidades de produção de saúde e fortalecimento dos vínculos fora dos muros das unidades de saúde que apontam para alternativas de construção coletiva de uma concepção ampliada do processo saúde-doença. Temos que lançar o desafio de fazer rodas nas calçadas, praças, ruas e levar adiante as discussões que alavancaram o processo de reforma sanitária; reafirmar nas nossas atitudes que a saúde deve incorporar o direito ao lazer, à arte, à cultura, à educação, às condições dignas de vida (questões que o setor saúde, isoladamente, jamais poderá dar conta). Nesses espaços de passeios, festas e rodas, recriam-se as oportunidades de conversar sobre transporte, limpeza urbana, moradia, lazer, saúde mental, meio ambiente, além das ricas trocas de experiências que acontecem no convívio, no sentir-se perto, afetado, tocado pelo outro.
Quanto à trabalheira do vídeo, realmente foi difícil. Como diria o Gonzagão: "eu penei, mas aqui cheguei". Dá pra sentir que as máquinas não me entendem (ou seria o contrário). Fotografo de um jeito e a fotografia sai de outro… Só agora percebi que sou uma péssima fotógrafa.No próximo vídeo vou melhorar, prometo!
Obrigada pela força e pela doçura de Peju…
um grande beijo
Jacqueline Abrantes
Fico feliz em fazer parte um pouco do seu mundo de tantas coisas,ideias que podemos fazer pelo o ser Humano, em troca temos a satisfação deles quando encontramos e mostranos o quanto eles tem importancia pra todos nós. Tenho muito orgulho de ter você como nossa representante do SUS!!!
Um grande beijo.
Eliene,
seja bem-vinda à rede! Você precisa caminhar por aqui, tendo em vista a sua função de repórter que põe o SUS em evidência na cobertura dos nossos eventos. Aliás, função desempenhada com muita perfeição; sua capacidade de envolver os entrevistados é magnífica!
Espero tê-la sempre por perto.
Um grande abraço!
Jacqueline
Jacqueline
Parabéns pelo excelente trabalho,fico cada vez mais feliz em poder compartilhar momentos únicos,dos quais nós vivenciamos todos os dias em nossas equipes de PSF,contribuindo para uma saúde de mais qualidade.
Beijos
Magnólia Gonzaga – USF PLANALTO / Natal
Magnólia,
Muito bom reencontrá-la aqui. É hora de avaliarmos os rumos da ESF no nosso município e no RN. Precisamos retomar importantes discussões sobre os investimentos na atenção básica, a valorização do trabalhador, a rede de serviços. Você será convidada para participar do grupo virtual que está em funcionamento há um mês e fazer parte dessa discussão.
É desse amor que nos fala Maturana: o amor como atitude; respeito ao outro como legítimo outro na convivência; o amor que abre espaços de interação.
É esse o sentido do amor que devemos ter no exercício da ESF. Sem imposições de receitas ou fórmulas mágicas; com cooperação e construção coletiva, mesmo que o processo seja lento.
Um grande abraço
Jacqueline
Por jussara paiva
Amiga, Jaqueline.. o que dizer do vídeo? sem palavras….Se fosse renomea-lo, seria o"SUS que a mídia não tem interesse de mostrar", mas ja dizia o grande poeta "so se ver bem com os olhos do coração". Voce e alguem que não se deixou ser etingida pela miopia da insesnsibilidade. Esse vídeo é só emoção, e alguem sobrevive um dia no PSF, sem emoção.Obrigada por me fazer renascer…
Jussara,
Muito bom encontrá-la por aqui. Imagina a festa de ver esse vídeo junto aos usuários..
O vídeo foi nosso ponto de partida para recomeçarmos os trabalhos esse ano. As pessoas se sentiram potencializadas ao se reconhecerem nesse registro, e aí flui aquele sentimento de pertencimento ao lugar, a um grupo, a uma história. Foi assim que, recentemente,começamos o grupo de estudos e reflexões sobre o processo de trabalho no Panatis. Partimos da constatação de que, se algumas coisas boas aconteceram pela força de vontade de alguns, podemos fazer muito melhor com a implicação de todos no processo; ouvindo, parando para avaliar, discutindo textos, estudando, fazendo rodas, vislumbrando espaços que nos retirem do fazer automatizado (e não resolutivo) que nos esmaga.
Um beijo… saudades de escutar sobre o seu fazer emocionado!
Oi Jaqueline,
Que belo registro fotográfico de um belíssimo trabalho.
Quanto protagonismo de sujeitos construido nele!
Esse é o nordeste que todos queremos ter!
Parabéns!!!
Emília
Teresina – Piaui
Emília,
Sua força nos impulsiona nessa caminhada! O trabalho de vocês é exemplo de valorização cultural e muito nos orgulha.
com carinho,
Jacqueline
Olá Jaqueline!
Estava devendo um comentário em seus belíssimos posts não é verdade?!
Este vídeo nos faz refletir. Representa e demonstra um novo olhar sobre a relação saúde, usuários e profissionais de saúde. No seu vídeo, percebemos a alegria dos usuários, a determinação e perseverança dos profissionais em saúde que, mesmo diante de todas as dificuldades que estão aí, se esforçam por construir um novo cuidado.
Uma outra visão de saúde, que compreende o sujeito em sua totalidade. Revela a importância de um olhar, a simplicidade do ouvir, a importância de um sorriso, a riqueza do encontro entre as gerações, a importância do contato com a arte que embeleza e enriquece o nosso dia-a-dia, além da escuta sensível e valorização das histórias e dos saberes das pessoas tão presente na Tenda do Conto, que tanto tem me encantado. Tenho aprendido tanto em minha pesquisa no PSF e também tenho desenvolvido um outro olhar sobre o SUS que você defende com tanto afinco. Obrigada pelo aprendizado de nossos encontros e pela oportunidade de desenvolver minha monografia na Tenda do Conto. Espero estar por perto pra ver mais dessas belas experiências e contribui para seus registros.
Parabéns por nos permitir esse outro olhar!
Um grande beijo!
Laís Paula
Querida Laís,
Você continua devendo a essa rede um post sobre o maravilhoso trabalho que realizam no curso lazer e qualidade de vida do CEFET. Sua presença no Panatis trouxe energia nova, leveza, alegria e certeza de que essa parceria promete…
É um grande prazer tê-la por perto sempre tão atenta e com esse intenso envolvimento.
Um grande abraço!
Dia cinco será uma grande festa!
Por Carolina Santos da Silva
Jaqueline, eu gosto muito do registro fotográfico aliado a uma boa música (ainda mais quando a música é do Lenine), mas teu post superou minhas expectativas com esta vivacidade impressa!
Um beijo no teu coração, Carol – UP Minuano / RS