A UP Minuano já começou quente 2009.
Em menos de 15 dias fizemos as Rodas nas microrregionais dos municípios: Machadinho, Tapejara e Passo Fundo.
Machadinho vai discutir a temática do trabalho em equipe com a nossa apoiadora Carine Benedet. E Tapejara vai contar com a UP Minuano para construir um seminário para os 5 municípios pertencentes a esta microrregional, além do habitual apoio da 6ªCRS.
Estas Rodas tem o intuito de fortalecer nossa Rede com encontros quentes e pretende disparar discussões na Atenção Primária e a interlocução com os Hospitais. Nos encontros tem “aparecido” esta necessidade da aproximação, tendo em vista da experiência dos GTH formados em 2004 e após “adormecidos” ao contato com o “fora”…
14 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Cláudia Matthes
poxa, sem palavras para tanto movimento. Só consigo sentar na calçada e ficar observando todo os movimentos.
Carolina sempre que você falar sobre a UP pode colocar a tag: curso de especialização em humanização.
Carol e André muito bom contar com vcs nesses movimentos
beijo e um luar de uma lua cheia.
com carinho
Cláudia
Hoje, 13 de janeiro, mais uma roda aconteceu na 6ª CRS, onde estavam representados 3 hospitais de Passo Fundo, além várias cidades da regional e alunas apoiadoras. Devagarinho vai-se construindo um caminho. Nos hospitais a caminhada começou a mais tempo; no serviço público, as ações vão aparecendo em alguns municípios. O importante é fomentar a continuidade das reuniões e a troca de experiências.
Clara Bastos – aluna apoiadora
Claudia, venha conosco! te agenda para falar da redehumanizasus no nosso III Encontro Macro Norte/RS HumanizaSUS, 22 de abril em Erechim/RS.
Por Cláudia Matthes
falar da rede naum é trabalho, vamos combinar prazer puríssimo.
Me agendo sim, detalhes falamos por e-mail.
Aguardo
[email protected]
um grande abraço.
E muitos movimentos SUS, eu to forum!!!
bijus
Claudia
Claudia é muito bom poder contar contigo! Vamos te contatar no email. Um abraço, Carol – UP Minuano
Carol, muito legal a explanação das reuniões que estão acontecendo, isto é um apoio. Gostaria de colaborar descrevendo que em dezembro disparamos a política de Humanização em Sananduva, onde começo trabalhando co-gestão.
Um abraço!!!
Vanusa Dos Santos
Com certeza Vanusa, o disparador em Sananduva tb não deixou por menos no encerramento de 2008 e vamos efetivar/fortalecer as ações em 2009. Carol – Up Minuano
Por Eduardo Passos
No sul aquecemos as rodas mesmo se o Minuano sopra frio. A dinâmica da roda é expressão do modo de fazer da PNH, porque nela podemos experimentar a radicalidade do método da tríplice inclusão. É muito importante, portanto, que possamos compartilhar na RHS as diferentes etapas da inclusão: 1) como os diferentes sujeitos implicados na produção de saúde estão entrando na roda?; 2) Como na roda as tensões, os pontos críticos vão aparecendo e vão sendo eles tb incluídos?; 3) Como, por fim, a roda faz aparecer e incluir os coletivos (grupos de usuários; grupos dos trabalhadores etc)?
Eduardo Passos, com certeza o Minuano sopra a favor do SUS que dá certo!
1) As Rodas da macro norte surgiram para incluir e aproximar os diferentes sujeitos. Temos convidado todos, e isso se torna mais "fácil" nos municípios menores (esta participação)… Mas, nem todos comparecem, por vários motivos avaliados pelo coletivo que se coloca na Roda, como por exemplo o próprio medo do desgaste que pode ocorrer em se colocar em RODA.
2) Nem tudo é maravilha, as perturbações aparecem constantes ( e que bom que aparecem!), e nem sempre num encontro conseguimos discutí-las com clareza. Muitas vezes temos que "comer pelas beiradas" e ter "jogo de cintura" para não dispersar dos objetivos postos pelos sujeitos… e fazer valer o encontro!
3) A cada encontro sentimos que o potencial das Rodas tem "aparecido" e isto possibilita a inclusão de novos integrantes e também de novas discussões. Como dizemos é "fazendo que se aprende" e no coletivo que construimos possibilidades com muita criatividade…
4) A Roda tem um potencial incrível para colocar as tensões do dia-a-dia do trabalho e da atenção em saúde, bem como a visão dos sujeitos envolvidos (trabalhador, gestor, usuário)…
Nós da UP Minuano apostamos nesta radicalidade como força para agregar qualidade na saúde e fortalecer o SUS que dá certo!!!
Um abraço, Carol – UP Minuano
Por Eduardo Passos
Carol,
De fato não é facil o exercício democrático da inclusão e não há como lidarmos com esta dificuldade senão experimentando. A PNH se quer como uma política experimental, como obra aberta que vai se fazendo no caminhando (a reversão metodológica do hodos-meta). O importante para a RHS é podermos compartilhar a experiência em seus detalhes metodológicos (quem inclui? como incluiu? que dificuldades enfrentou? que estratégias foram inventadas?). A experiência que cada grupo de humanização estiver vivendo, se compartilhada analítica e criticamente, ganha um enorme potencial multilicador. A PNH é uma política de MultiplicaSUS, de contágio.
Não deixe de compartilhar conosco os detalhes da experiência.
Um abç aos amigos do Minuano.
Edu P
Edu e demais colegas!
É muito bom compartilhar deste contágio com a possibilidade de discutir e problematizar nossas práticas.
A RHS nos possibilita avaliar e monitorar nossas ações, prática extremamente importante que por vezes dispersamos.
Me sinto convocada a pensar mais sobre nossas RODAS e poder dividir cada passo desta estratégia aqui na RHS!
Logo traremos mais notícias…
Um abraço soprado pelo Minuano / RS, Carol.
Por Carla Bottega
Muito bom entrar na rede e ver o movimento e participação de tantos companheiros queridos. As vezes fico impressionada com tanta energia que rola por estes pagos.
Por André Luís Corrêa Meira
A 6ªCRS conta com 58 municípios pertencentes e está movimentação trará muito aquecimento e pontencializará a regional, bem como a UP Minuano. Podem contar comigo!
André Meira
Apoiador HumanizaSUS
UP Minuano/RS