Infra-estrutura da Mostra no Fórum Social Mundial envolve trabalhadores da secretaria de saúde

12 votos

As atividades do HumanizaSUS durante o Fórum Social Mundial ocuparam cerca de 500 metros quadrados da Universidade Federal do Pará, e mereceram até uma referência no mapa do evento, conforme notícia anterior. E para garantir a infra-estrutura de todo este espaço,  30 trabalhadores da secretaria de saúde do Pará estão durante todo o evento  em atividades que vão desde logística e informática à  monitoria e coordenação.
Só com ambiência do local, foram gastos mais de 80 metros de tecido, e artigos de decoração como chapéus, peneira de palha, flores do campo desidratadas, cuias, e abanos – tudo comprado com recurso dos trabalhadores. De acordo com a referência técnica da humanização da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Jacilene Casseb, a idéia foi trazer o artesanato regional para mostrar a cara do Pará durante o Fórum.
O coordenador da humanização no estado do Pará, Guilherme Martins afirma que a experiência com a mostra implicou em grande envolvimento dos trabalhadores da secretaria. Segundo ele, depois de montada e em funcionamento, a exposição amplia o olhar para o SUS e para a humanização –  único setor da secretaria de saúde que tem atividades durante o Fórum.
A assistente social da secretaria de saúde Altair Naif Silva, informou que vários visitantes demonstram-se surpresos com a grandeza da mostra.”Várias visitantes  comentam que ela e o stand da revolução cubana são os locais mais interessantes do Fórum” afirma ela, que vê na mostra uma excelente oportunidade de divulgação dos direitos dos usuários.
De acordo com o analista de sistemas da secretaria de saúde Rinaldo Brito Ferreira acredita que, apesar do cansaço no fim do dia, o trabalho na exposição está valendo a pena. “A cabine de depoimentos é, para mim, a novidade mais interessante, pois o visitante pode se expressar, como em uma ouvidoria do SUS. ” afirma ele, responsável pela manutenção da parte tecnológica da mostra no Fórum. O profissional lamenta porém a dificuldade de link para acesso à rede HumanizaSUS, pois o wirelles disponibilizado no Fórum não chega até o local onde está localizada a mostra. O imprevisto foi contornado com a confecção manual de diversos livros de visitas impressos, para o visitante deixar seu registro de forma manual.
Para a psicóloga da equipe de humanização Ana Cristina Salgado, a mostra no Fórum diminuiu a distância entre a PNH e a realidade. “Antigamente, nosso sentimento era de orfandade, mas os processos de formação e a Mostra aqui em Belém revelam que hoje o HumanizaSUS investe no norte ” .
Além dos trabalhadores da secretaria de saúde do Pará, estão envolvidos no espaço da humanização no Fórum Social Mundial as consultoras do HumanizaSUS Edna Moura, Olga Matoso, Teresinha Moreira, Sandra Aguiar e Ana Rita Trajano, que articulam as rodas de conversa, os vídeos comentados e a divulgação do seminário nacional de humanização, que acontece em agosto, em Brasília-DF.
 

Para outras informações da participação da Política Nacional de Humanização no Fórum Social Mundial, clique aqui.