Adeus Amazônia: Mostra HumanizaSUS finaliza atividades com saldo positivo

12 votos

A Mostra Interativa HumanizaSUS, O SUS QUE DÁ CERTO encerrou as atividades no Fórum Social Mundial no último sábado, 31 de janeiro. O livro de visitas registrou a passagem de mais de duas mil pessoas pela exposição, com centenas de fotos e depoimentos sobre o SUS gravados nos jogos eletrônicos.

A Secretária de Saúde do estado do Pará, Dra. Laura Rosset, que já tinha visitado a exposição, retornou e afirmou que a Mostra HumanizaSUS  deveria voltar a Belém- PA, para ser exposta também aos moradores da cidade. 

O Secretário Nacional de Pesquisas Político-Institucionais (SEPPI), da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano também passou pela exposição e se surpreendeu.  “Fiquei entusiasmado pelo trabalho apresentado e pelo desafio que é realizar esse tipo de tarefa, dentro do espaço do Fórum. Conquistar a atenção das pessoas para apresentar um projeto dessa natureza e prender a atenção para o debate do tema em pequenos grupos, o que não é tarefa simples.“ afirma Caetano.

A Coordenadora da exposição, Edna Moura, acredita que o saldo da Mostra na Amazônia foi positivo, pelo grande fluxo de visitas e pelas trocas de informações. “Cada vez mais me convenço que o lado não resolutivo do SUS é o único que todos conhecem, quando conhecem. É muito fácil criticar e reclamar sem se responsabilizar. Quando a gente começa a alertar da responsabilidade de cada um na construção de uma política pública, se planta uma semente da co-responsabilidade.” afirma ela, que acredita que  a Mostra no Fórum teve como diferencial a maior participação de usuários que não tinham conhecimento sobre essa política pública, essencial para a saúde brasileira, o HumanizaSUS.

  Para o  voluntário do Fórum na monitoria da mostra HumanizaSUS, Allan Monteiro,  a convivência com as diferenças é a marca do Fórum e o espaço da mostra trouxe um diferencial. ”Eu mal sabia o que era humanização, e aqui é um dos poucos espaços onde os voluntários podem aprender enquanto está trabalhando; nos outros espaços fica-se muito isolado.” diz ele, que é  estudante de comunicação social.
 
Concorda com Allan, a monitora Raí Sinimbú. “Tinha muitas dúvidas sobre os dispositivos, apesar de trabalhar com a humanização. Agora, ouvindo as explicações da Mostra, tudo ficou mais claro, relata Raí que é enfermeira da Secretaria de Saúde.Para uma das responsáveis pelas rodas de conversa e vídeos comentados na Mostra, Olga Matoso, a exposição é o melhor instrumento que o HumanizaSUS possui atualmente para se fazer presente em diferentes realidades. “A Mostra agrega pessoas, promove discussões e é um importante recurso não só para a Política de Humanização, mas para o SUS.”diz.

  A Mostra Interativa HumanizaSUS sai de Belém ainda esta semana e  já tem destino certo, o estado do Maranhão, onde será aberta  à visitação no mês de março, nas cidades de Imperatriz e São Luiz.

Para outras informações da participação da Política Nacional de Humanização no Fórum Social Mundial, clique aqui.