Palestra sobre a PNH movimenta a formação em Psicologia no DF
O convite da aluna do último ano de psicologia do IESB Instituto de Educação Superior de Brasília, Claudia Carneiro – também colega de formação do Instituto de Psicanálise Virginia Bicudo da Sociedade de Psicanálise de Brasília – SPBSB – para realizar palestra sobre a PNH na disciplina sobre políticas públicas em saúde gerou bons frutos para o fortalecimento do SUS no campo da formação no DF.
Após o evento fui procurada pelas alunas Gabriela Macedo, Cleuza Martini, Josiane Moreira, Norma (a argentina) e também a Claudia, interessadas em ampliar a conversa. No nosso primeiro encontro a oferta foi colocada: formá-las como apoiadoras da PNH no campo da intervenção, uma vez que naquele momento não havia curso previsto da PNH para o DF.
Neste momento havíamos disparado processo de apoio institucional no Hospital de Base, cujo movimento estava produzindo efeitos com a formação da servidora dra. Maria Cristina, cardiologista.desta Instituição. Assim, este grupo se formou: consultores da PNH, apoiadora-servidora e apoiadoras-em formação. Cabe ressaltar que existe convênio entre o IESB e a Secretaria de Saúde do DF para que os alunos de saúde possam realizar seus estágios nos serviços de saúde da rede.
Inicialmente orientamos à leitura de alguns autores essencias: Gastão Wagner, Regina Benevides, Eduardo Passos e demais consultores da PNH. A apropriação das discussões sobre o SUS e papel do apoio levou-nos a discussão sobre a análise institucional (autores deste campo como Rene Lourau e seus interlocutores). As leituras estão acontecendo enquanto intervimos no Hospital de Base: sob o guarda-chuva dos princípios da co-gestão e clínica ampliada problematizamos os dispositivos Colegiado Gestor, Ouvidoria, Visita Aberta, Acolhimento e Classificação de RIsco, em ato no trabalho de intervenção junto ao Pronto Socorro deste Hospital.No momento as apoiadoras estão conduzindo oficinas com os acompanhantes e visitantes dos pacientes do PS e também oficinas preparatórias com trabalhadores – segundo as diretrizes ambiência e saúde do trabalhador. Oficinas sobre linha de cuidado em PS e treinamento em U/E serão realizadas pela Mirella (arquiteta da PNH) e Marilena Wagner (enfermeira que realiza o matriciamento do ACCR). Enquanto nós, consultores da PNH, responsabilizamo-nos pelas conversas com nossos parceiros da SES: secretário e seu gabinete, diretoria de E/U, FEPES e estágios na rede, construção e reformas, rede hospitalar do DF.
E, assim, a partir de uma palestra da PNH, estamos construindo um dispositivo – Fórum de estudantes interessados na PNH que na semana passada passamos a contar com a presena do aluno Wilson Villela – e fortalecendo um grupo de intervenção da PNH nos serviços de saúde do DF.
Por Ana Rita Trajano
Muito bom isto acontecendo, Beth! Um dispositivo de articulação entre os estudantes interessaods na PNH , contribuindo para aprofundamento da formação destes jovens , futuros profissionais da Psicologia, grande abraço, Ana Rita