Palestra sobre a PNH movimenta a formação em Psicologia no DF

12 votos

O convite da aluna do último ano de psicologia do IESB Instituto de Educação Superior de Brasília, Claudia Carneiro – também colega de formação do Instituto de Psicanálise Virginia Bicudo da Sociedade de Psicanálise de Brasília – SPBSB – para realizar palestra sobre a PNH na disciplina sobre políticas públicas em saúde gerou bons frutos para o fortalecimento do SUS no campo da formação no DF.
Após o evento fui procurada pelas alunas Gabriela Macedo, Cleuza Martini, Josiane Moreira, Norma (a argentina) e também a Claudia, interessadas em ampliar a conversa. No nosso primeiro encontro a oferta foi colocada: formá-las como apoiadoras da PNH no campo da intervenção, uma vez que naquele momento não havia curso previsto da PNH para o DF.
Neste momento havíamos disparado processo de apoio institucional no Hospital de Base, cujo movimento estava produzindo efeitos com a formação da servidora dra. Maria Cristina, cardiologista.desta Instituição. Assim, este grupo se formou: consultores da PNH, apoiadora-servidora e apoiadoras-em formação. Cabe ressaltar que existe convênio entre o IESB e a Secretaria de Saúde do DF para que os alunos de saúde possam realizar seus estágios nos serviços de saúde da rede.
Inicialmente orientamos à leitura de alguns autores essencias: Gastão Wagner, Regina Benevides, Eduardo Passos e demais consultores da PNH. A apropriação das discussões sobre o SUS e papel do apoio levou-nos a discussão sobre a análise institucional (autores deste campo como Rene Lourau e seus interlocutores). As leituras estão acontecendo enquanto intervimos no Hospital de Base: sob o guarda-chuva dos princípios da co-gestão e clínica ampliada problematizamos os dispositivos Colegiado Gestor, Ouvidoria, Visita Aberta, Acolhimento e Classificação de RIsco, em ato no trabalho de intervenção junto ao Pronto Socorro deste Hospital.No momento as apoiadoras estão conduzindo oficinas com os acompanhantes e visitantes dos pacientes do PS e também oficinas preparatórias com trabalhadores – segundo as diretrizes ambiência e saúde do trabalhador. Oficinas sobre linha de cuidado em PS e treinamento em U/E serão realizadas pela Mirella (arquiteta da PNH) e Marilena Wagner (enfermeira que realiza o matriciamento do ACCR). Enquanto nós, consultores da PNH, responsabilizamo-nos pelas conversas com nossos parceiros da SES: secretário e seu gabinete, diretoria de E/U, FEPES e estágios na rede, construção e reformas, rede hospitalar do DF.
E, assim, a partir de uma palestra da PNH, estamos construindo um dispositivo – Fórum de estudantes interessados na PNH que na semana passada passamos a contar com a presena do aluno Wilson Villela – e fortalecendo um grupo de intervenção da PNH nos serviços de saúde do DF.