Apoiadoras do Paraná reunem-se em Curitiba!
Reunimo-nos no dia 17 02 em Curitiba com as Apoiadoras da PNH para a Região a fim de conhecer o histórico de suas atividades após a saída da Consultora Sarita Warszawiak, o plano de ação traçado para o ano de 2009, bem como a preparação da pauta da reunião da Câmara Técnica de Hospitais da Região Metropolitana de Curitiba.
Neste encontro participaram a Consultora Patrícia de Souza Campos Silva as apoiadoras Eliane Benkendorf, Regina Tanaka do Hospital das Clínicas e Márcia Santos do Hospital do Trabalhador.
Além do relato das atividades e da estrutura de funcionamento das unidades de origem, traçou-se um panorama da região em relação à PNH. O foco da discussão foi a importância do plano de ação coletivo e revisita do que já foi realizado e que está em processo de desenvolvimento e ou já implantado.
O grupo prepara-se para 2009 apostando na PNH como um avanço na rede de atenção de hospitais e atenção básica da região metropolitana de Curitiba.
Na segunda parte do encontro a RedeHumanizaSUS deixou de ser somente virtual e Paulo Cesar juntou-se ao grupo presencialmente, após diversos contatos virtuais com o grupo demonstrando seu interesse em trabalhar em favor da humanização em Curitiba. Mais uma vez a rede promove sua função de união de forças nos territórios e promover encontros. Paulo em breve apresentará ao grupo seu projeto de atuação em trabalho nos hospitais da região na área da neurociência.
Por Silvane Maria Caldart
Silvane Caldart
Com o objetivo de investir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade de produção de saúde para todos, o Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Santa Terezinha – GTH, propõe reativar, estimular e fortalecer o grupo já existente. Com este objetivo, foram fixados banners pelo Hospital e entregue durante o mês de fevereiro junto ao contracheque dos funcionários, um convite para participação ao grupo. Os interessados devem preencher a inscrição que se encontra junto ao cartão ponto e depositar na urna que permanecerá no local até o mês de março.
Muitos funcionários já aderiram ao Grupo, entre eles Helena Lo Bosco. “É muito importante participar, pois é um espaço que temos dentro do ambiente de trabalho para refletirmos, cuidando de nós mesmos e de nossos pacientes”. O agente administrativo, Pablo Soares Vaz declarou: “Faço parte do Grupo de Humanização e pretendo continuar, para poder opinar em relação ao trabalho que é executado por este grupo que atua também de forma artística e solidária, consolidando a Política Nacional de Humanização”.
Segundo Silvane Maria Caldart, coordenadora do GTH e aluna apoiadora do Curso de Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS, promovido pelo Ministério da Saúde, Escola de Saúde Pública do RS e UFRGS, “trata-se de instituir um movimento no cotidiano do trabalho, onde todos tenham o mesmo direito de dizer o que pensam, de sugerir e propor mudanças nos processos de trabalho e também, se torna um espaço de estudo sobre os princípios, dispositivos e diretrizes da Política Nacional de Humanização, na construção do “SUS que dá certo!”, um espaço vivo de leitura e ação do Sistema Único de Saúde”.
Grupo GTH Hospital Santa Terezinha Erechim-RS