Maringá novas ações em 2009!

11 votos

Em Maringá acontece desde 2008 uma mobilização da rede de saúde que se potencializou pela implantação do dispositivo ACCR no PA do Hospital Municipal. Já havia um movimento tendo em vista a articulação das instituições de saúde através do GTH Municipal e regional, com a concretização deste dispositivo aconteceu então um girar da roda. Ousadia esta que se espalha pela rede de saúde, como uma provocação aos demais hospitais.

Assim o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá entra no movimento de implantação do ACCR, após intensa mobilização interna e rearranjo de suas rotinas, e diversas rodas de discussão tendo como pauta a PNH e seus dispositivos.

Buscando uma interlocução com os usuários, o HU lançará um folder esclarecendo sobre as ações disponibilizadas a população e quais as ofertas da Rede de atenção para outros casos.

Estas informações foram apresentadas e debatidas no último encontro do GTH Municipal no dia 19 02 2009, onde estavam presentes as diversas representações das instituições de saúde do município e a Regional de Saúde. 

Neste encontro do GTH Municipal iniciou os primeiros passos no sentido de dar tecitura a uma rede de atenção que tem agido em muitos pontos desconectada, favorecendo o desentendimento e o surgimento de problemas, que ao nosso ver poderiam ser facilmente solucionados.

Assim o grupo assumiu o compromisso de dedicar parte dos encontros mensais do GTH a debater situações reais onde haveria necessidade de melhor comunicação para melhor funcionamento do SUS.

Para o próximo encontro o  grupo do PA do Hospital Municipal trará situações concretas para debate.

Entendemos que assim se poderá começar a tecer uma rede comunicante e mais cooperativa, deixando de lado os encaminhamentos onde passam a assumir um tom de disputa e foco de desentendimento.

Parabéns ao grupo por mais uma vez ousar encarar de frente os desafios em favor de SUS.

 

Patrícia S. C.Silva

Blumenau SC