Ampliando a Clínica em Nova Ramada/RS

10 votos

 Sou enfermeira no pequeno município de Nova Ramada/RS. No município temos apenas a unidade básica como serviço de saúde, onde temos também leitos de observação e, caso haja necessidade, atendimento em horário estendido até as 21 horas. Os serviços de referência (serviços contratados e conveniados, entre os quais hospitais) são há no mínimo 30 km (de estrada de terra e pedra… e muito buraco, diga-se de passagem).
Temos uma equipe de ESF e uma equipe de apoio que está interessada em melhorar a atenção oferecida no serviço. Já estamos em construção de muitos processos de mudanças, inclusive implantado o Colegiado Gestor com total apoio do gestor local.
Para melhorar a atenção, estamos iniciando a reorganizar o modelo de atenção do município e trabalhando com a clínica ampliada. Alguns desafios estamos encontrando.
Por sermos uma equipe pequena, apesar do número reduzido de população (2461 habitantes) mas grande em demanda, por vários motivos, entre os quais, a manutenção de modelo assistencial médico hegemônico e o assistencialismo.
Gostaria de, através deste contato com diversas pessoas que acreditam no SUS que dá certo, de diversas e diferentes regiões e realidades deste Brasil afora, receber sugestões de protocolos de atenção à saúde para podermos elaborar os protocolos que serão utilizados pela equipe multiprofissional. Não queremos nada rígido, estamos elaborando no sentido de legalizar ações multiprofissionais garantidas em lei com a existência de protocolos e de forma a possibilitar maior autonomia dos trabalhadores.
Se alguém tiver e pude enviar ou sugerir algum site para pesquisa, eu agradeço.
Eliana – Nova Ramada/RS