Este espaço é seu:” Hospital Escola UFPel/FAU – Pelotas/RS”

11 votos

Nas minhas férias "voltei para casa" (lembrei Radilson) e me encantei com o que é produzido no Hospital Escola UFPel/FAU – Pelotas pelo departamento de jornalismo em seu informativo: "Biópsia".

Apresento para a Rede as matérias de:

Helena Schwonke – Março/2008
Estagiária de Jornalismo – Depto Comunicação
 Hospital Escola UFPel/FAU – Pelotas/RS

Este espaço é seu

Sofrimento, esperança, angústia, felicidade, gratidão. Hospital é um lugar onde os sentimentos se misturam e se intensificam.  Todas estas diferentes sensações podem ser percebidas diariamente nos corredores e nos leitos.
    A lágrima da filha que comemora a alta do pai não é a mesma que o neto derrama quando lamenta a morte do avô, diferente também da que escorre pelo rosto da mulher que pega seu filho pela primeira vez no colo e vê que ele é lindo e saudável.
    Muitas vezes não sabemos muito das pessoas que entram e ficamos sem saber dos que saem aqui do Hospital, seja paciente e acompanhante ou estagiários, trabalhadores e residentes.
    Mesmo assim, tenho duas certezas: cada um que sai do hospital deixa um pouco de si e leva um pouco de nós, pois querendo ou não, estes momentos ficam marcados para todos que por aqui passam, como uma lembrança boa ou ruim. A outra certeza é de que cada um que entra no hospital tem uma história.
    Pelo fato da sala do departamento de comunicação ser do outro lado da rua, muitas dessas histórias passam despercebidas por mim, mas quando estou dentro do hospital me vejo procurando, nos corredores e nos leitos, inspiração para escrever.
    Conversando com algumas pessoas, percebi o lógico: as histórias que “perco” são “encontradas” por outros colegas. Escrevo aqui justamente para incentivá-los a escrever, para construirmos o informativo juntos e para dividirmos estas histórias. Ou, porque não, nossas próprias histórias e idéias?
    A coluna “Biópsia”, que este mês completa três anos, é uma prova de que este meio, além de informar o que acontece na instituição, estimula os colaboradores a expressarem suas opiniões próprias, sobre assuntos gerais.
    A primeira biópsia foi escrita pelo Dr. Afrânio Krüger, pela minha pesquisa, nosso mais fiel colaborador para este espaço, e falava sobre o quanto podemos aprender com os jovens. Nas edições que se seguiram, futebol, poema, arte, política, amores, desamores… tudo era assunto para biópsia, como se todos estivessem esperando por aquele espaço para escrever. Entretanto, hoje a colaboração é muito pequena. Afinal, para onde foi a vontade de se expressar?
    Pesquisei sobre a trajetória deste informativo, que existe há oito anos, e observei que de lá para cá muito se fez para torná-lo mais atraente, dinâmico e democrático.
    Seja para informar, filosofar, sugerir um  um livro ou filme, agradecer o colega, o chefe ou até o santo! Escrevam e colaborem!
    Pensando em uma forma de incentivar os colegas a escrever, passou pela minha cabeça: e se deixássemos um espaço em branco no informativo escrito: ESTE ESPAÇO É SEU!     APROVEITE, CONTRIBUA!” ?
Funciona com os classificados…- Depto Comunicação