Conselho Nacional de Saúde lança caravana em defesa do SUS

13 votos

O Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, entidades, parlamentares e movimentos sociais, lançou na manhã desta quinta-feira (12), em Brasília, a Caravana em Defesa do SUS.

O ato de lançamento foi realizado na Câmara dos Deputados e contou com a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Frente Parlamentar de Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, também participou da abertura.

Defender o Sistema Único de Saúde como patrimônio histórico, cultural e imaterial do povo brasileiro é o principal mote da caravana, que percorrerá todos os estados brasileiros discutindo com a população sobre conquistas e desafios do SUS, como gestão, financiamento, controle social, modelo de atenção e humanização.

“O SUS tem um papel fundamental na melhoria das condições de saúde da população que tem sido verificada nas últimas décadas, mas apesar de todos os avanços continua sendo contra-hegemônico, enfrentando interesses poderosíssimos. Para fazer o enfrentamento dessa realidade chegamos à conclusão de que precisamos viajar por este país e conversar, ouvir, co-responsabilizar a população brasileira pela defesa do SUS”, explicou o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Jr.

Para o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), a mobilização popular é essencial para que o SUS continue íntegro enquanto conquista e avance no enfrentamento de seus desafios. “O SUS vem perdendo espaço na mídia como algo a ser defendido. A mídia difunde a idéia de que o que é bom está reservado ao setor privado, quando o SUS atende a 100% da população brasileira. Por isso é necessário retomar o debate em defesa do SUS e pressionar o Congresso, que só avança com mobilização”.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ressaltou o subfinanciamento crônico como o maior desafio do SUS e sublinhou a necessidade de um “vetor de mobilização coletiva” capaz de atuar na defesa de propostas como a CPMF e a Emenda 29. “É importante não só percorrer o Brasil explicando qual é o sentido do SUS, mas fazer a defesa do SUS como política, a maior reforma política da história do Brasil”, disse o ministro, lembrando que o SUS, apesar de contar com recursos bastante aquém dos países desenvolvidos, é tido como referência internacional.

Humanização na pauta – O coordenador da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, Dário Pasche, esteve presente ao lançamento e saudou o potencial mobilizador da caravana.

 “É uma excelente oportunidade para que a população brasileira se aproprie do SUS, para que ela conheça, discuta e se posicione sobre seus grandes temas. Entre eles a humanização, que foi escolhida pelo Conselho Nacional de Saúde como uma das prioridades de sua pauta política para 2009”, explicou Dário.

A Política Nacional de Humanização compõe a Caravana em Defesa do SUS com a Mostra Interativa HumanizaSUS, o SUS que dá certo, que a partir de agora acompanhará o itinerário da iniciativa.  O primeiro estado visitado, já na próxima semana, será o Maranhão.