Ampliação Coletivo Norte de Humanização

12 votos

COLETIVO NORTE
HumanizaSUS/Manaus participa de reunião em Belém

O município de Manaus foi convidado a integrar o Coletivo HumanizaSUS/ Norte e participou de reunião com outros municípios da região que aconteceu em Belém (PA), nesta quarta-feira, 11 por ocasião da realização do III Módulo do Curso de Formação de Apoiadores da PNH. O convite para o evento, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), foi feito por conta do movimento pela humanização desencadeado nos serviços e desenvolvido no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pelo grupo de trabalho  HumanizaSUS/Manaus, que foi representado na reunião pela técnica responsável pela política no município, Ademarina Cardoso.

Os coordenadores da Humanização Guilherme Martins da SESPA,Terezinha Guimarães de Parauapebas e Patricia de Rondonia se mostram entusiasmados com a proposta de ampliação e fortalecimento do Coletivo formado pelos sete estados da Região.

 O Coletivo HumanizaSUS pretende funcionar como um dispositivo para possibilitar e facilitar a comunicação entre os coordenadores dos processos de trabalho da Política de Humanização nos Estados e Municípios da região Norte.

“Um dos nossos objetivos é promover o intercâmbio de informações e de experiências exitosas, com maior determinação no que tange às experiências que mais se aproximam das diretrizes, princípios e método da Política Nacional de Humanização”, explicou Terezinha Moreira, coordenadora da Política de Humanização na região Norte.

O objetivo geral da Política Humanizasus / Manaus é criar uma cultura de humanização no Sistema de Saúde, em que valores como cidadania, compromisso social e qualidade de vida, promovam uma revisão das práticas de gestão tradicionais; além da valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores, assim como o estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão.

À frente da Política Municipal de Humanização em Manaus, Ademarina Cardoso explica que, para que a humanização se materialize no interior da Semsa e ganhe sustentabilidade, é necessário o apoio concreto dos sujeitos implicados com a melhoria das práticas de saúde.

“Os resultados da I Mostra Municipal de Humanização”HumanizaSUS Manaus valorizando as iniciativas do SUS que dá certo”, realizada em 2008, nos deu a chance de premiar EAS que planejaram e realizaram ações visando à melhoria dos serviços com pactos de humanização, clinica ampliada, campanhas,divulgação carta direito dos usuários,ambiência,escuta qualificada, oficinas de sensibilização, projeto saúde coletiva,produções artísticas e de material gráfico, entre outras ações”, afirmou Ademarina Cardoso.

Resultados da I Mostra Municipal de Humanização de Manaus

1.º Lugar – Reciclando o Lixo, Alimentando o Cidadão – UBS N-09 Distrito de Saúde Norte;

2.º Lugar – Atendimento Domiciliar Humanizado aos Pacientes em Situação Especial – UBS Amazonas Palhano – Distrito de Saúde Leste;

3.º Lugar – Divulgação da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde – Policlínica Ivone Lima – Distrito de Saúde Leste;

4.º Lugar – Humanização em Ação no Reino da Boca Saudável – UBS Vila da Prata – Distrito de Saúde Oeste;

5.º Lugar – Oficinas de Sensibilização sobre a Política Nacional de Humanização – Sede do Distrito de Saúde Leste.

Marcella Normando
Assessoria de Imprensa – Semsa
Telefone: 3236-8815
E-mail: [email protected]