HUMANIZANDO O ATENDIMENTO A PORTADORES DE SOFRIMENTO PSÍQUICO
Olá pessoal!
Sou formadora da PNH nas macro regiões norte e nordeste do estado de Santa Catarina e estou iniciando um blog sobre a saúde mental. Gostaria de fazer contato com profissionais que desenvolvem trabalho com portadores de sofrimento psíquico no SUS.
Um abraço a todos e vamos começar uma roda de conversas.
Angela
5 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Oi Cláudia!
Que trabalho tão bacana!!! Aqui em Joinville, na unidade de saúde em
que trabalho, estamos iniciando um grupo parecido com o seu: com o
psiquiatra e eu como psicóloga. Seria bem legal trocarmos informações
e experiências. Fico aguardando seu contato. Um abraço, Angela.
Olá Angela,
Abraço,
Ju
Oi Juliana!
Então, que tal você contar um pouco sobre o seu trabalho?
Um abraço, Angela.
Por Shirley Monteiro
Olá Angela !
Fico muito entusiamada e feliz com a tua iniciativa de iniciar uma roda na rede, sobre novas práticas de Saúde Mental, com enfase na Atenção Básica. Sou do SUS há exatamente 20 anos, em Natal no RN, onde trabalhei até 2007 na média complexidade, com crianças portadoras de necessidades especiais, e suas mães. Desde 2007, em Mestrado no Estado vizinho, pela UFPB passei a viver e a respirar a Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família, nas ambiências de uma Comunidade muito especial, a Comunidade Maria de Nazaré, em João Pessoa. A dissertação concluída este ano-2009 trata de uma Pesquisa-ação, onde junto aos atores da Comunidade, ACS e usuários, criamos e estruturamos um Grupo terapeutico, que é o GrAImSa, que busca acolher e unir as singularidades do sofrimento psíquico difuso do cotidiano, incluindo familiares e também os egressos, portadores de Transtorno Mental grave. Vivenciamos em grupo Danças Circulares Meditativas com consciência corporal, mais o Relaxamento Psicocorporal com a técnica da Imaginação Ativa, e expressões em modelagem, desenhos, ou relatos que buscam o resgate das funções simbólicas da Psique. Esta sequencia é combinada em Grupo, a cada encontro, de acordo com as necessidades da maioria, que após o vínculo formado querem logo compartilhar suas experiencias, logo após as Danças, ou o Relaxamento.
A abordagem em Psicologia é da Psicologia Junguiana, com a Bioenergética de Lowen, trazida para um contexto da Comunidade e contemporaneidade, através da " Antropologia do Imaginário". Esta ênfase no Imaginário é muito lúdica e potente, e mostra o quanto estamos próximos uns dos outros, de forma a diminuir preconceitos frente a dita "loucura".
Estou estreando escrever na Redehumanizasus agora, e me organizando para trazer mais deste trabalho, tanto o das Danças Circulares , como estas enquanto parte do GrAImSa. E após os importantes incentivos da Jacqueline, encontrar sua iniciativa me faz sentir e lembrar que , como na nossa atuação prática, é a vontade, o amor, a ética e a clareza dos princípios pelo que se faz, que nos torna prontos e corajosos para construir o cuidado em novas práticas, com a coletividade e durante o próprio caminho que vai se revelando. Vamos então conversando !!
Um abraço.
Shirley.
Adage
Por Cláudia Matthes
Ângela, já inclui na rede o trabalho em nosso município.
https://redehumanizasus.net/node/1171
Vai ser um prazer estar nessa roda de conversas.
Um grande abraço com carinho
Cláudia-Peju