Depressão e melancolia à luz da filosofia de Espinosa

16 votos

No último dia 13 de fevereiro foi realizado no Centro de Saúde Escola do Butantã (FMUSP), em São Paulo, o seminário Depressão e melancolia à luz da filosofia de Espinosa (Clique aqui para as informações completas sobre este seminário).

O evento foi gravado e havíamos prometido a divulgação do vídeo aqui na RHS. Alguns problemas técnicos impediram que este vídeo fosse disponibilizado antes, mas aqui está! Em virtude destes mesmos problemas, uma parte do longo debate (três horas e meia) se perdeu, mas a fala dos palestrantes e dos debatedores pode ser assistida na íntegra.

Em anexo a este post, disponibilizo também a apresentação em "powerpoint" da Tatiana Assumpção (psiquiatra do CSEB) e o texto-roteiro que serviu de base à exposição do Homero Santiago (professor de Filosofia da USP).

Pelo tamanho, o vídeo foi dividido nas três partes que se seguem.

Para facilitar e otimizar a experiência de assistir um seminário relativamente longo on line, forneço a seguir um breve roteiro do material disponibilizado:

PARTE 1

  • Após a abertura do evento realizada pelo Rubens Kon, diretor do CSEB, e pelo Emílio Telesi Jr., organizador e coordenador do seminário, temos a exposição da psiquiatra Tatiana Malheiros Assumpção (começa em 3 minutos e 40 segundos). Pode ser bastante útil e interessante acompanhar a fala da Tatiana com a apresentação de slides ("Depressão e Espinosa") anexada a este post!
  • Também pode ser vantajoso acompanhar a fala do filósofo Homero Silveira Santiago (começa em 22 minutos) com o apoio do texto anexado a este post ("Melancolia e Espinosa"). Esta primeira parte do vídeo vai até a página 4 deste texto, quando define o que seria "afeto" na filosofia de Espinosa, imediatamente antes de definir "desejo".

 

PARTE 2

  • Continua a exposição de Homero, a partir do ponto em que está definindo "alegria/tristeza", também na página 4 do texto (aqui, recomenda-se ler no texto a definição de "desejo/conatus", pois esta breve passagem se perdeu durante a troca da fita).
  • 30 minutos e meio: a doutora em filosofia Ericka Marie Itokasu levanta as primeiras questões para o debate;
  • 38 minutos: eu (Ricardo Teixeira) levanto mais um outro conjunto de questões.

 

PARTE 3

  • Os últimos 35 minutos do debate, em que podemos ouvir algumas das questões colocadas pelos participantes (presenciais e virtuais) do seminário e as considerações finais da mesa.

 

É isso! Bom proveito todos!