Seminário “A questão do Matriciamento na ESF: desafios e estratégias de ação”

19 votos

 A Política Nacional de Humanização (Ministério da Saúde) e o Centro de Saúde Escola do Butantã (FMUSP) convidam para o encontro/debate:

"A questão do Matriciamento na ESF:

desafios e estratégias de ação"

A novidade NASFs – implementação dos Núcleos de Assistência à Saúde da Família, aprovados pelo MS, em 2008 – vem produzindo inquietações e demandando trabalho de análise por parte dos trabalhadores que compõem suas equipes e de todos nós que, no SUS, enfrentamos os desafios cotidianos da Atenção Primária em nosso país.

Movidos pelo interesse de algumas equipes de NASF, inicialmente algumas localizadas na Zona Norte da cidade de São Paulo, e pelo desejo da PNH de disparar uma conversa em nível nacional em torno das estratégias de intervenção destes Núcleos, estaremos realizando um encontro/debate sobre “A questão do Matriciamento na ESF: desafios e estratégias de ação”, no dia 03 de abril de 2009, às 14h00, no anfiteatro do Centro de Saúde Escola do Butantã (CSEB).

Considerando os NASF uma importante política de enfrentamento ao isolamento da Atenção Primária no sistema de saúde, uma conquista rumo à construção, de fato, de uma rede de atenção à saúde em nossos territórios, interrogamo-nos sobre os papéis e os modos de operar deste dispositivo.

Este encontro integra a programação 2009 dos Seminários de Atenção Primária, regularmente organizados pelo CSEB e terá transmissão direta pela internet (pelo sistema de videostreaming da Disciplina de Telemedicina da FMUSP: https://netsim.fm.usp.br/atencaoprimaria), sendo que o registro do evento em vídeo estará, em seguida, disponível na Rede HumanizaSUS.

Por esses dois meios, poderemos contar com a participação de centenas de trabalhadores do SUS de todos o país, durante e após o evento.

Presencialmente, contaremos com a adesão de companheiros de várias regiões de SP e com alguns convidados, disparadores da conversa:

Expositores que comporão a mesa:

Representante do DAB-MS (a confirmar);

Gustavo Tenório Cunha – Consultor da PNH-MS;

Maria Luiza Santa Cruz – Coordenadora de NASF/Zona Norte da cidade de SP;

Jurema Westin Carvalho – Supervisora Técnica de Saúde da FÓ/Brasilândia (cidade de SP).

Coordenação da mesa:

José Ricardo Ayres – Professor Titular de Atenção Primária da FMUSP.

Local:

Anfiteatro do Centro de Saúde Escola do Butantã

Av. Vital Brasil, 1490

(fone: 3737-1690)

Data e hora:

03/04/09, às 14h00.

      

Sejam todos muito bem vindos!