Produção Coletiva UP Humanizar Vale

16 votos

 

UP como espaço de potencialização na produção de redes de saúde

 

 

É importante saber que existem vários conceitos de rede, desde o mais simples até o mais filosófico. Não se pretende chegar a uma definição conclusiva, pois essa diversidade em si já representa uma rede. Conforme Ricardo Teixeira apontou no Encontro Presencial Geral realizado em Porto Alegre no mês de março, a rede traz a ideia de “multiplicidade conectada de agenciamentos heterogêneos”. Rede poderia ser pensada, portanto, como uma multiplicidade de fluxos de sistemas, de afetos e de encontros, que se fortalecem quando conseguem agenciar outros modos de produzir sujeitos, relações e práticas de saúde.
Nossa construção coletiva reflete um olhar sobre a composição da Unidade de Produção, aqui em especial a Humanizar Vale, no sentido de vivenciá-la como potencializadora de conexões de rede. Ainda que entendamos que a noção de rede é mais ampla, a partir do recorte da UP podemos visualizar um arranjo produtor de encontros potencializadores de “redes quentes”. A experiência de construção coletiva na UP nos mostra que é possível, sim, constituir redes e se fortalecer em um território.
O rizoma que a UP Humanizar Vale vem construindo, compõem-se de: ESF Raios de Sol do município de Vale do Sol, ESF Praia de Taquari, UBS de Cruzeiro do Sul, Centro de Saúde de Imigrante, CRAS de Bom Retiro do Sul, CAPS de Lajeado, Programa Saúde da Mulher do Hospital Ana Nery de Santa Cruz do Sul, Programa Primeira Infância Melhor de Teutônia, Hospital São Sebastião Mártir de Venâncio Aires, Hospital Santa Cruz de Santa Cruz do Sul, 16ª e 13ª Coordenadorias Regionais de Saúde, respectivamente de Lajeado e Santa Cruz do Sul.
Nesse cenário, onde a característica da heterogeneidade se faz presente, vários movimentos foram disparados, incluindo e compondo com outros atores os “nós” desta rede: encontros com as equipes de saúde dos serviços envolvidos, reunião com os colegiados de gestão, Conselhos Regionais e Municipais de Saúde, Fórum Regional de Saúde Mental, Comissão de Integração de Ensino-Serviço, reuniões com a comunidade, publicações e divulgações na imprensa local e regional, encontro com os Grupos de Trabalho de Humanização, Comitê Regional de Humanização, Câmara de Vereadores e grupos de discussão com as Universidades.
No percurso até agora experimentado pela Unidade de Produção Humanizar Vale temos a convicção que esse espaço se configura como território vivo que aumenta a potência e a vitalidade das relações.