I Encontro de Humanização da SES/SP /2009 “A Política de Humanização e a Diversidade Sexual”

12 votos

 

I Encontro Temático da SES/SP  -2009: Política de Humanização e Diversidade Sexual.
 
Em 2006 iniciamos uma série de Encontros Temáticos de Humanização abordando dispositivos da política de Humanização como: Clínica Ampliada, Visita Aberta e Direito a acompanhante, Acolhimento com Classificação de Risco entre outros. E temas que forneceram  amplitude e densidade à discussão dos dispositivos e ferramentas da Política da Humanização, como: Biopolítica, Afetividade e Serviços de Saúde, o Cuidado nas Práticas de Saúde, Trabalho e Prazer, Redes de Saúde.
         Em 2009, iniciaremos outra série de Encontros onde abordaremos temas que estão diretamente   implicados com a Política de Humanização, e que, em função do estágio de disseminação da política à época não puderam ser objeto de discussão.
         O I Encontro Temático terá por título:  Política de Humanização e Diversidade Sexual. Será realizado no Centro de Formação de Recursos Humanos de Vila Mariana situado na Rua Dona Inácia Uchôa 574, SP, no dia 14 de abril das 9:00 às 13:00 horas  e contará com a presença de representante da PNH, Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania SP e do CRT AIDS/SP.
         A pertinência do tema pode ser aferida a partir da I Conferência Estadual LGBTT( Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ) em abril de 2008, que apontou a importâncias da integração das Políticas Públicas para promoção da cidadania das “minorias sexuais”.
         Ainda, nesta conferência, divulgou-se uma pesquisa promovida pela Associação da Parada do  Orgulho LGBTT em que 50% das entrevistadas transexuais ou travestis (denominada na pesquisa de pessoas trans) declararam ter sofrido discriminação em função de sua identidade de gênero por parte de profissionais de saúde: 9% das mulheres lésbicas e 13% dos homens gays afirmaram terem sofrido discriminação por sua orientação sexual, percentuais que chegam a 15% e 16% no cosa de homens e mulheres bisexuais.
         A constatação feita durante as discussões das propostas do eixo temático da conferência, assim como durante a Oficina para enfretamento da AIDS e das DST entre gays, HSH (homens que fazem sexo com homens ) e travestis da região sudeste, ocorrida em agosto de 2008 é que, muito embora os programas Estadual e Municipais de DST/AIDS tenham avançado no treinamento e preparo de seus profissionais para a diversidade sexual, as outras áreas da saúde ainda carecem de um processo de qualificação para o atendimento de cidadãos LGBTT.
 
 
         A PNH que tem por método a inclusão dos diferentes sujeitos ( gestores, trabalhadores e usuários ) no sentido da produção de autonomia, protagonismo e co –responsabilidade e tem no Acolhimento um ação tecno- assistencial que pressupõe a mudança da relação profissional/usuário e sua rede social através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade. Reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção de saúde, a PNH
 não poderia ficar alienada deste debate e das ações que devem ser desencadeadas a partir desse encontro.
 
Data 14/04/09
Local Rua Dona Inácia Uchoa 574, Vila Mariana -São Paulo
Publico : todos interessados no tema
As inscrições poderão ser feitas no site……..www.saude.sp.govbr/eventos/humizacao
 Ou       www.saude.sp.gov.br/humanizacao    ( agenda lado esquerdo)
………………………………….
Maiores informações
o11 30668858    cleusa ou joaquim