I SEMINÁRIO DE GESTÃO PARTICIPATIVA DO HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO – RN
No dia 22 de abril será realizado o I seminário de gestão participativa do Hospital Giselda Trigueiro. As inquietações dos trabalhadores, a vontade dos gestores e a aposta no SUS que dá certo desencadearam um rico processo de discussão sobre a qualidade da assistência, integrada ao modelo de gestão e atenção da saúde, por meio de estudos, rodas e reuniões sistemáticas com diversas categorias nos diferentes setores do hospital. A idéia é construir uma parceria entre trabalhadores, gestores, usuários, lideranças locais e conselhos de saúde.
O seminário marca o início do processo de formação e qualificação no Hospital sobre gestão compartilhada.
Local: LACEN- laboratório Central – NATAL
Data: 22/04/2009
PROGRAMAÇÃO:
08h – Abertura e acolhimento dos participantes
08:30 as 10:30h – Mesa – “A Gestão Participativa: uma prática inovadora no SUS”.
Expositoras: Andréa Augusta – Gestora do Hospital Odilon Behrens
Sheylla Rodrigues – Consultora da PNH
Milena Martins – Gestora do Hospital Giselda Trigueiro
10:45h – Debate com os participantes
12:30h – Intervalo
13:30h – Grupos de trabalho sobre a proposta da gestão participativa no Hospital
16 :00h – Apresentações dos grupos e debate
17:00h – Encerramento
13 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Teresa Freire
Oi Leo,
O seminario resultou num rico processo fortalencendo o que ja vinha acontecendo com as rodas e a participaçao dos trabalhadores.
Muitos desafios se colocam. Haverá mais discussão e ampliaçao na participaçao das pessoas principalmente dos usuarios e categoria medica.
Contamos com seu apoio e com suas reflexoes
Abraços, Teresa Freire.
maria de lourdes freitas
Valeu Tereza e todo o pessoal do Giselda,parabéns por acreditar que é possível transformar.Espero que esse seminário tenha muito sucesso.
um abraço a todos Lurdinha
Por Teresa Freire
Oi Lurdinha, obrigada pelo apoio e incentivo. O seminario foi um sucesso e extrapolou todas as nossas expectativas.
Contamos com sua colaboraçao e com sua experiencia.
Abraços, Teresa Freire
Parabéns a todos os trabalhadores do HGT; sabemos que não é fácil esse processo, mas apostamos no potencial de todos os implicados nessa construção.
Estou na torcida para que essa experiência contagie outras unidades aqui.
Aguardamos o desfecho em novos posts.
um grande abraço,
Jacqueline
Por Teresa Freire
Oi Jaqueline, tambem acreditamos que este processo possa contribuir com mudanças na rede de atençao e gestão do nosso estado. Estamos todos muitos empolgados e envolvidos no seminario e na novas açoes que irão acontecer.
Abraços, Teresa Freire
Por Teresa Freire
OI Jaque,
O apoio de todos que fazem a rede humanizasus sera fundamental na experiência que se inicia. Temos claro os desafios que estão colocados e por isso, estamos buscando ajuda do NESC e todos os trabalhadores que acreditam na rede viva do SUS.
Voce com sua bela experiência na rede básica do municipio de Natal em conjunto com muitos outros trabalhadores do SUS podem nos ajudar nas reflexoes e nos conflitos que estarão presentes nesse processo.
Um cheiro, Teresa
Por Sheylla Maria
Companheiras Milena e Teresa.
Inicio meu comentário com o velho ditado "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", para dizer que admiro a persistência, garra e determinação de vocês na defesa do SUS como política pública. Parabéns para o Giselda Trigueiro e seus trabalhadores, que já ficaram famosos pela forma ética e humanizada com que conduzem os seus trabalhos. Pelo que conheço, o Giselda Trigueiro tem sido vanguarda em ações de humanização no nosso estado. Lembro do setor de Pediatria, que ficou conhecido pelo modo respeitoso e acolhedor de tratar os pacientes ( Esse setor infelizmente foi fechado).
E agora, mais uma vez, o Giselda vem com gosto de gás, iniciando um processo que exige muita coragem e certeza de que nosso SUS só vai mudar com a implicação dos trabalhadores e usuários, responsabilização e decisões em rodas, no coletivo. Parabéns a todos e todas!! Grande abraço ao pessoal do Giselda. Sheylla Maria Rodrigues.
Por Teresa Freire
Cara amiga sheila, apoiadora da PNH no nosso estado,
A sua presença e seu apoio nesse processo foi fundamental.
Sempre que solicitamos sua presença, estave lá com suas reflexoes, determinaçao e trazendo para o processo o contexto da rede que é fragmentada, ainda muito centrada na doença e na promoção a saude e .sem condiçoes de prestar uma acolhida a todos que chegam.
Por isso, esse rico processo de co-gestão no giselda nos faz muito fortale cidas e animadas na dicussão junto aos parceirosdo SUS.
Valeu por acreditar e estar juntos conosco nessa luta que é todos.
Um grande abraço,
Teresa Freire
Por patrinutri
Querida Teresa e demais companheiros que ousam inovar nesta instituição,
Agora que já aconteceu, fica a curiosidade de saber como aconteceu, escrevam mais , temos sede em dividir com vocês esta experiência.
Só ousar fazer já é uma vitória, mas compartilhar as vivências fortalece ainda mais esta rede.
Beijos do sul,
Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC
Por Teresa Freire
Oi Patricia,
O seminario extrapolou as nossas expectativas, 107 participantes, a grande maioria trabalhadores do hospital e parceiros da rede.
Uma grande roda finalizou o seminario e muitos desafios foram colocados, como a continuidade do processo e a ampliaçao da participação dos demais profissionais e trabalhadores do hospital.
O desejo de transformar as praticas e poder contribuir para mudanças na rede de saude e nos processos de gestão se tornam gigantes. Por isso precisamos da ajuda de todos que fazem a rede humanizasus.
Um grande abraço.
Teresa Freire
Por jussara paiva
Aconteceu,dia 22 e foi marcante, eu estava lá.
Acho que nòs trabalhadores do HGT, fizemos história nesse dia, mais de cem trabalhadores dos diversos setores do HGT, discutindo uma gestão participativa, todos com direito a voz, ousando e sonhando com uma SUS de qualidade, com satisfação para todos.
Fácil? não …também se fosse já estaria feito, fórmulas não existem. Estamos buscando experência exitosas como a do Hospítal Municipal de Belo Horizonte e assim vendo outras experiências desse imenso SUS, vamos construir a nossa.
"Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois…." Valeu HGT
Por Teresa Freire
Oi Jussara, ficamos muito felizes com a sua participaçao.
Voce conhece a historia do giselda,e ao longo da historia muito tem contibuido com novas praticas.
Essa aposta na gestao compartilhada podera ser um grande inicio de fazer o SUS na região oeste acontecer de forma mais efetiva e com decisoes coletivas.
Um grande abraço, Teres Freire
Por Leonardo Menezes
Oi Tereza e demais servidores do Giselda espero que seja um sucesso e que o seminário consolide um marco de para um novo paradigma de gestão pública no nosso estado. Gostaria muito que o nosso Diretor Geral aqui do HRTM fosse a esse encontro e voltasse com entusiasmo para aqui começarmos um trabalho nesse sentido. Sucesso. Leo.