Grupos de Saúde Mental
GRUPO NÓS E OFICINA "CINS"
Aqui em Joinville temos desenvolvido em uma unidade de saúde da
rede municipal dois grupos em Saúde Mental:
GRUPO NÓS – nome criado pelo próprio grupo a partir de uma roda de conversa. É composto por pessoas com sofrimento psíquico grave, em processo de desligamento dos CAPSII ou CAPS III. É coordenado por duas psicólogas e uma terapeuta ocupacional. Nos encontramos toda semana, às quartas-feiras, dutante duas horas. São desenvolvidas atividades que o próprio grupo escolhe. Temos momentos de roda de conversa, sobre os mais variados assuntos, inclusive desabafos; momentos de atividades lúdicas, artísticas e vez ou outra fazemos um passeio pelos arredores da cidade, conforme escolha do grupo. Costumamos registrar tudo que acontece em cada encontro e arquivamos em uma pasta confeccionada pelos integrantes: é a memória do grupo. O grupo existe há quase quatro anos e temos vivenciado momentos muito gratificantes, pois constatamos a cada encontro que presença humanizada e contato são fundamentais para a saúde mental.
OFICINA "CINS" – o nome é a sigla de "cidadania e inclusão social". É uma proposta de encontros em que a atividade é o "motivo" inicial para a roda de conversa. O grupo se reune toda semana às terças-feiras com duas horas e meia de duração. É coordenado por uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional e coposto somente por mulheres. Estas criam e confeccionam artigos de artesanato, sendo que no momento decidiram se especializar em panos de prato. Este material é comercializado em eventos na comunidade e a verba arrecadada é revertida para a compra de novos materiais, assim como em atividades de lazer que o grupo decide por votação o que irá fazer. Este trabalho tem trazido muitos benefícios para as participantes do grupo. Muitas iniciaram atividades em casa para comercializar.
Por jacqueline abrantes gadelha
Cara Ângela,
Muito interessante o trabalho de vocês; envolve afetos, ludicidade e criatividade de forma a valorizar os sujeitos e potencializá-los.
Encantou-me também a idéia de guardar as memórias do grupo. Percorrendo os trajetos das memórias, valorizamos as conquistas e possibilitamos aprendizado aos que chegam.
com carinho,
Jacqueline