Entendendo o Cuidado

11 votos

Entendendo o Cuidado

Relato pessoal do “jornadeiro” Abraão Deyvid Alves de Lima  Barreto
– Jornada Universitária da Saúde 2012 –

"Não se Cuida efetivamente de indivíduos sem Cuidar de populações, e não há verdadeira saúde pública que não passe por um atento Cuidado de cada um de seus sujeitos”

 

O que é Cuidado?

Confesso que mesmo sabendo a definição para esse termo, não conseguia entender direito o que era esse tal de ''Cuidado". Bem, acho que só consegui entender sua importância e o seu significado quando me deparei com sua falta.

A viagem que fiz com a Jornada Universitária da Saúde (JUS) foi um verdadeiro ''choque de realidade ''. Percebi que há lugares cuja falta de infraestrutura parece impedir que o acolhimento da população seja realizado. Percebi que é possível ser doente sem doença. Percebi também que mesmo estudando infinitas matérias o foco do bom profissional da saúde sempre será o ser humano. Percebi, ainda, que cada pessoa é única e que essa singularidade deve ser respeitada.

Mas enfim, voltando à pergunta inicial, ''O que é cuidado?''. Cuidado é entender o outro, é ter interesse em todas as esferas que o compõe, é tratar com alteridade aquele que, frequentemente, enxerga o médico como o único em que se pode confiar. Cuidado é decidir junto com o paciente qual o melhor tratamento, é explicar ao paciente o que está acontecendo. Cuidado é… cuidar, é algo muito diferente de ser ''bonzinho'' ou ''educado'',  é, na verdade, entender que o acolhimento ao paciente e que a compreensão  deste são essenciais na prática médica eficiente, é notar que o entendimento do sofrimento do outro é a melhor forma de se planejar uma intervenção satisfatória.

A experiência vivida na JUS me mostrou que o Cuidado, assim como o acolhimento e a alteridade são possíveis de serem executados em todas as situações . A foto ilustra bem o que estou tentando expressar :  mesmo longe de casa , dormindo mal e com rotina exaustiva , cada um dos jornadeiros mostra satisfação por ter praticado o Cuidado: lidando com os moradores de Barra do Chapéu com muita dedicação, entendendo (mesmo que inconscientemente) a singularidade e a demanda de cada pessoa. Cada futuro profissional da saúde da foto, sem a menor dúvida, será diferenciado já que entendeu, antes mesmo de se formar, a importância do cuidar. O Sorriso no rosto de cada um mostra, por fim, que o cuidado é uma ação em que tanto quem foi cuidado quanto quem cuidou acabam ganhando. Mesmo exaustos aprendemos que o outro, independente de sua classe social, etnia ou crenças pode nos surpreender e, por que não?, nos ensinar.

Abraão D. A. de Lima Barreto, 

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

 

Fique por dentro…

O que é a Jornada Universitária da Saúde, a JUS…

"A Jornada Universitária da Saúde (JUS) é um projeto da USP que busca promover a saúde de populações de cidades pequenas e pouco desenvolvidas do interior do estado de São Paulo. Os participantes são alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional da USP, sendo um projeto interdisciplinar. A JUS trabalha com a mesma cidade num ciclo de três anos e para a realização do projeto é feita uma viagem até a cidade escolhida, no feriado da Semana da Pátria, em setembro e não há custos, nem prejuízo com as aulas.
A JUS é uma oportunidade do estudante conhecer uma realidade distinta da sua ao realizar atividades de educação em saúde. As atividades são planejadas durante o ano e executadas durante a viagem e o trabalho é feito com grupos, como profissionais da saúde, crianças e idosos, buscando atender às demandas da cidade e promover a saúde. A viagem e o projeto são custeados pela Universidade São Paulo, por meio do apoio financeiro da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Saúde Pública (CCEx-FSP), da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina (CCEx-FSP) e da Fundação Faculdade de Medicina (FFM)."

 

Fonte: Texto elaborado pelos participantes da JUS ou ''O Bisturi''.