Solário da Colina como dispositivo de Humanização em Hospital em Ibirama SC

13 votos

solario_da_colina_placa.jpg

Hoje mais uma ação do GTH do Hospital Waldomiro Colautti se concretizou em Ibirama SC. Foi inaugurado o Solário da Colina, um espaço que ganha vida no hospital com finalidades terapêuticas por iniciativa deste coletivo de humanização. A partir de um projeto apresentado a Procuradoria de Justiça local, mais especificamente ao Procurador Daniel Granzotto, com o objetivo de, muito mais que alterar a ambiência de um espaço antes esquecido do hospital, tornar este ambiente um dispositivo de humanização na instituição de saúde.

carrossel_e_0.jpg

Padre Amarildo Bambinetti e a Sra Lidemar Zanellatto Colautti (Lila)

O que para alguns pode ser um jardim com bancos ao ar livre, para esta equipe será um elemento de potência terapêutica: o grupo pretende desenvolver neste espaço o já tradicional banho de sol para os usuários que puderem sair de seus leitos em determinados horários do dia, além de ser um lugar para receber visita dos filhos menores, prepara as gestantes para a amamentação e parto, realizar seções de fisioterapia, entre outras possibilidade que o dia a dia tratará de viabilizar sob a batuta deste potente coletivo de trabalhadores do SUS que dá certo e que exercem seu protagonismo e autonomia para promover mudanças nos modos de fazer da saúde em Santa Catarina.

 

O que o judiciário tem haver com isso? Pelo empenho do Procurador de Justiça esta entidade financiou a iniciativa desde as reformas físicas do local até sua concretização, com o empenho não menos importante do grupo de voluntários do hospital e do GTH, com o total apoio da gestão da entidade. Neste dia onde a satisfação de poder se ver um projeto realizado foi também o marco inicial de aposta na humanização como uma Política Publica que provoca mudança dos modos de operar a assistência a saúde, bem como o modo de gestão participativa e democrática.

 

Reunidos gestores, trabalhadores, entidades filantrópicas e outras áreas de ação publica e da sociedade.

O compartilhamento desta experiência em outros espaços, incluindo a Rede Humanizasus não só potencializa esta ação, como também pretende travar um diálogo com outras experiências para que este espaço físico seja mais uma vez a diretriz de ambiência potencializando o SUS! Está aberta a conversa, que venham outras experiências! Vamos conversar? Bjs 

Patrícia S C Silva Consultora PNH SC