Espaço Cultural Hospital Universitário da USP

10 votos

                                        

Por iniciativa da administração do HU em parceria com um grupo de artistas plásticos, foi criado no Hospital Universitário o projeto Arte Cura! em que são realizadas exposições no Espaço Cultural HU, com o objetivo fazer do ambiente hospitalar um espaço de contemplação, reflexão e sensibilização para que usuários, servidores, estudantes e visitantes possam desfrutar de momentos de descontração.

                                

                                

O Espaço Cultural, assim batizado por Ivald Granato, Presidente do G-onze*, veio ao encontro do atual contexto da saúde no mundo que, segundo a Organização Mundial de Saúde, se traduz pelo estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Para falar brevemente das instituições hospitalares e suas características, a palavra hospital vem do latim hospes – hóspedes e o termo hospital tem a mesma acepção de nosocomium, palavra que em grego significa receber os doentes. As instituições hospitalares tinham a incumbência de receber, temporariamente, pessoas que estavam doentes e, para tal, o ambiente tinha que ser limpo, higienista, asséptico.

Essa característica da construção hospitalar não condiz com a realidade da saúde na atualidade, cujo objetivo é a promoção da saúde e a arte, em sua essência, traz um bem-estar físico e emocional, sendo um campo privilegiado para o enfrentamento do trágico. O usuário de um hospital, o funcionário ou o visitante, está em um local de tensão, sendo necessário um ambiente menos austero, mais acolhedor e humanizado.

Nesse contexto e com o apoio irrestrito da Profa. Sandra Grisi, Superintendente do Hospital Universitário, o G-onze, sob o comando de Ivald Granato, traz artistas plásticos de renome internacional e suas obras, para que todos os que passam pelo hospital ou eventualmente necessitam temporariamente permanecer nele, possam de alguma forma gozar de um bem-estar emocional, que certamente se reflete no físico.

A organização das exposições é feita em conjunto com o G-onze, de tal forma que a logística da montagem das exposições e seu lançamento correm por conta da entidade. O Hospital Universitário contribui com a adequação do espaço e disponibiliza um funcionário para garantir a integridade das obras.

Como o objetivo do projeto é a atividade artística em prol da promoção e recuperação da saúde, o Espaço Cultural também é aberto aos funcionários do hospital que tem alguma habilidade artística. Eles são inseridos no calendário anual de exposições e, tal como os artistas trazidos pelo G-onze, é feito o lançamento da exposição com convite para todas as autoridades da Universidade, servidores do hospital e comunidade artística.

O Espaço Cultural HU está inserido no cronograma do projeto Giro Cultural, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, que tem como objetivo a divulgação das atividades culturais promovidas pelas Unidades da Universidade de São Paulo. Periodicamente, em excursões programadas, alunos, docentes e visitantes percorrem todas as Unidades da Universidade que abrem suas portas para alguma atividade cultural.

A iniciativa em criar um espaço democrático e transformar um hospital em um espaço permanente de exposições, só foi possível pela ideia de que o ser humano não necessita, no momento em que está fragilizado, de um local onde só vai encontrar alívio para sua queixa física, mas também sentir que de alguma forma o ambiente favorece sua melhoria e que os profissionais estão preocupados com seu bem estar.

Por: Gisele Sales
Superintendência do Hospital Universitário