EXPERIÊNCIAS DOS SERVIÇOS – TECENDO REDES

11 votos

EXPERIÊNCIAS DOS SERVIÇOS – TECENDO REDES

 

Ações humanizadas dos serviços do Hospital Federal de Bonsucesso/RJ é uma mostra proposta / organizada pelo Grupo Técnico de Humanização (GTH) do HFB, com o apoio da Direção Geral e da Coordenação de Atenção Comunitária e Voluntariado, em comemoração ao Dia do Servidor Público, visa valorizar o trabalho e os trabalhadores. A diversidade de ações humanizadas dos vários Serviços se apresenta nesta Teia, que significa ideia do desenvolvimento de roda e de centro, transformação, movimento. Tecido significa ligação, trama e urdidura, veia, ligar por meio do tecido. Ponto é a relação, a experiência singular, ponto humanizado, construção coletiva.

A Política Nacional de Humanização (PNH) parte de conceitos e dispositivos que visam à reorganização de processos de trabalho e saúde. “O trabalhador da Saúde, ao desempenhar sua ação de cuidado aos usuários (âmbito da atenção), o faz a partir de um modo de se organizar no trabalho, modo que se deseja construído em um coletivo (equipe de saúde), configurando um processo de trabalho no qual tem a voz ativa, processo desejado como democrático e participativo de gestão.

Atenção e gestão permeadas por vínculos e possibilitando vínculos entre trabalhadores (equipe) e entre esses e os usuários. Nesse ‘espaço’, esperam-se diretamente, correlacionadas: coeficientes e participação, fomento à capacidade de análise, autonomia, satisfação… saúde”. (Serafim Santos – Coordenador da CTH-RJ).

Em Comemoração o Dia do Servidor Público, o GTH organizou a IV Mostra de Pôsteres de Humanização do Hospital Federal de Bonsucesso . A proposta é divulgar as experiências humanizadas , mostrando a diversidade de ações no ato de cuidar. Uma oportunidade de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos naquela Unidade. O Grupo Técnico de Humanização do HFB incentiva as práticas humanizadas , fomentando e sendo catalizador dessas ações. Tem por compromisso  fortalecer iniciativas humanizadas existentes na Unidade e compartilhar práticas.