NOTICIA: PRÉ-NATAL DO HOMEM

7 votos

Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do HUUFMA cria Pré-Natal do Homem
Trata-se do acompanhamento do parceiro em conjunto com a gestante para tratamento e cuidados relacionados à saúde do home
Foto: ASCOM – HUUFMA

O Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão trouxe mais uma novidade para a assistência hospitalar, trata-se do Pré-Natal do Homem. Atendimento dispensado ao parceiro da gestante para cuidados e tratamentos relacionados à saúde do homem.

De acordo com a chefe do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do HUUFMA, profa dra. Marília da Glória Martins, essa medida servirá para reduzir a transmissão vertical (da mãe para o filho) e ao mesmo tempo, atrair os homens para cuidar da sua saúde, esta última inserida no contexto da Saúde do Homem, ação atualmente preconizada pelo Ministério da Saúde.

“Precisamos antes orientar e convencer a paciente a trazer o seu parceiro em algum momento do pré-natal. O ideal seria que ele a acompanhasse no primeiro retorno quando a mesma leva ao seu médico os resultados dos exames. Neste período, o parceiro será orientado sobre o Pré-Natal do Homem e serão oferecidos exames como: tipagem sanguínea, sífilis, HIV, hepatite, além de orientações sobre o risco e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, as práticas sexuais seguras e a saúde do bebê” explica a dinâmica do atendimento a dra. Marília da Glória Martins.

O tratamento simultâneo se destaca pela importância de não só a mãe se preocupar com os cuidados referentes à gravidez, mas também o parceiro, pois se a mesma mantiver relações sexuais durante a gestação com o parceiro infectado, poderá ser infectada novamente, desta forma o tratamento feito durante a gestação não surtirá efeito.

“As infecções durante a gestação podem afetar o bebê. A mãe sempre é tratada, pois passa pelo pré-natal, mas o parceiro sexual na maioria das vezes ignora a necessidade de ser tratado, o que pode causar a reinfecção” destaca dra. Marília da Glória.