I Encontro Municipal de Colegiados de Humanização-Boa Vista/RR

10 votos

No dia 13 de Novembro de 2012, acontecerá o I Encontro Municipal de Colegiados de Humanização e Cogestão. O Evento será no Auditório do Centro Multicultural da Orla Taumanã das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00. O Encontro é uma iniciativa da Assessoria Municipal de Humanização, em parceria com o Comitê Municipal de Humanização e apoiadores da PNH/MS.

O Encontro é destinado para trabalhadores da saúde de todos os níveis da atenção, além de conselheiros de saúde e convidados. Tem como objetivo mobilizar os atores do SUS (trabalhadores,gestores e usuários) quanto a Cogestão, para que possam se apropriar dessa diretriz e melhorar as relações de trabalho.

As temáticas abordadas serão: Mesa de negociação do SUS, Experimentações de cogestão nas unidades de saúde e Cogestão. Os temas serão apresentados pelos apoiadores da Política Nacional de Humanização/MS para o Estado de Roraima Jamison Nascimento e Rosário Portella, representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde -SGTES/MS, e profissionais das unidades de saúde.
A co-gestão é um modo de administrar que inclui o pensar e o fazer coletivo, para que não haja excessos por parte dos diferentes corporativismos e também como uma forma de controlar o estado e o governo. É, portanto, uma diretriz ética e política que visa motivar e educar os trabalhadores.(cartilha Cogestão)

A Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, vem atender a uma reivindicação histórica dos trabalhadores, uma vez que possibilita a construção conjunta de um plano de trabalho e de uma agenda de prioridades das questões a serem debatidas e pactuadas entre gestores públicos, prestadores privados e trabalhadores da Saúde. Dentre seus principais objetivos destacam-se: Instituir processos de negociação permanente entre trabalhadores, gestores públicos e prestadores privados, visando à melhoria e à qualidade dos serviços em saúde; e  Contribuir para o pleno funcionamento do SUS.