Dificuldades da adolescência: um olhar psicológico sobre Tracy personagem do filme “Aos treze”

10 votos

BREVE HISTÓRIO PESSOAL
Tracy, típica adolescente de treze anos, estuda e tem funções condizentes com sua idade sempre apresentou boas notas e demonstra interesse por literatura relata escrever poemas. Porém de tempos pra cá passou a sentir que algo lhe faltava achava sua vida sem ação e não havia sido iniciada em relacionamentos com meninos. Decidiu então se aproximar de uma popular menina de sua escola e que tem sua mesma idade para ela essa menina representava tudo o que lhe parecia ser o ideal de uma menina bem sucedida  pois ela era desejada pelos garotos, parecia não ter limites e vestia-se bem, Tracy resolveu então fazer de tudo ara tornar-se sua amiga. Infelizmente segundo Tracy sua mãe não entendia essa amizade e achava sua amiga má companhia.
Logo no primeiro encontro Tracy demonstra traços de uma possível personalidade borderline diz que quando se sente muito ansiosa descarrega sua tensão mutilando-se com o auxílio de qualquer objeto (tesouras, lâminas). Este será um ponto fundamental em seu atendimento, mas é necessário saber mais sobre seu caso. O que podemos visualizar claramente é a falta que a figura paterna faz e que a mãe na tentativa de ser  boa deixa a filha livre demais em suas escolhas sem se lembrar de que os treze anos são uma fase de descobertas e dúvidas em que é importante que os pais estejam presentes. Tracy reclama do relacionamento que sua mãe mantém com um ex dependente químico e diz odiar sua presença na casa pois imagina que perde muito sua liberdade e que ele rouba o tempo que sua mãe poderia dedicar à ela e à seu irmão.
Ao chegar para o atendimento Tracy não se encontrava mais com sua amiga.

TRACY
Uma menina desorientada  procura por  atendimento acompanhada pela  mãe  muito maquiada e com roupas sensuais em nada lembrava a menina relatada anteriormente: meiga, doce e estudiosa, era possível perceber uma energia forte vinda de seu expressivo olhar e uma inquietação que demonstrava o quanto intervir seria tarefa difícil.
Primeiramente  não é possível planejar qualquer mudança duradoura atendendo apenas Tracy é necessário trazer para atendimento também a mãe seu irmão e talvez até mesmo o companheiro de sua mãe, pois  o comportamento emitido por Tracy não parece ser de sua exclusiva responsabilidade.
Para ser aceita em um novo grupo de amizades Tracy passou a furtar seguindo modelo de conduta observada pelas meninas as quais se aproximou, este é outro ponto a ser analisado, sua necessidade de aceitação e a falta de limites para atingir seu objetivo.
As drogas (cigarros, álcool, ácido), serão outro ponto a ser verificado, sabemos ser nesta idade natural que jovens usem esse tipo de substâncias mas Tracy quando saía com sua amiga bebia todos os dias e que as drogas estavam sempre presentes. Eram as drogas que segundo ela lhe ajudavam a suportar a vida em sua casa e que a companhia de sua amiga era fundamental , foi sob o efeito de drogas que Tracy perdeu sua virgindade.
Escola: suas péssimas notas em nada lembram seus antigos boletins sua ansiedade em dar conta de todo o novo que lhe estava sendo apresentado à afastou dos livros e com isso as notas baixaram trazendo as cobranças da mãe e a necessidade de repetir o ano.

POSICIONAMENTO DE UM ESTUDANTE DE PSICOLOGIA
Uma família desestruturada como a de Tracy pode funcionar as vezes como um estímulo a transgressão, por isso a necessidade de pensarmos em um atendimento familiar e não apenas focado em Tracy. Desde  sua aproximação com a “amiga” Tracy teve muitas experiências que para ela pareciam ser positivas mas que com o tempo acabaram lhe causando perda e dano. É necessário demonstrar à ela que outros vínculos de amizade poderão ser firmados e que nem todas as descobertas precisam estar ligadas ao uso de drogas e a comportamentos antissociais.
A crença criada pela amiga de que para se ter as coisas é necessário roubar , é algo que necessita de atenção especial demonstrando através de modelos  de que é possível se ter bens  sem a necessidade de enganar ninguém.
Sua ansiedade exagerada carece de atenção pois os cortes que Tracy faz nos braços ao se sentir angustiada causa preocupação e talvez seja necessário uma manutenção com o auxílio de medicamentos, mediante atendimento  psiquiátrico.
O afastamento da “amiga” pode causar em Tracy certa melancolia pelo motivo de as duas serem muito ligadas e terem sido separadas bruscamente é preciso que não se permita  que Tracy se isole para isso é recomendável que busquem outras formas de relações interpessoais para ela, assim como outras atividades como dança ou um esporte.
No caso de Tracy contado no filme “Aos treze”, é observado que se fossemos utilizar de material exposto em aula ,do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) poderíamos verificar uma série de desrespeitos talvez o maior deles presente no Art.17 que diz: “ O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.”
O   amor que a mãe de Tracy sente é aparente esse importante vínculo deve ser recuperado deste modo será necessário rever com ela várias questões e prioridades como o tempo dedicado ao trabalho, ao namoro complicado e planejarmos uma forma em que haja uma atenção à família em especial à Tracy, afim de que seja possível recuperar a menina sem desrespeitar suas experiências que positivas ou não lhe trouxeram algum tipo de experiência.