A ousadia de mudar…

10 votos

Mudar é a palavra de ordem que tem permeado a realidade do Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina-PI nos últimos meses. A decisão de abrir as portas para uma gestão participativa é parte significativa desse novo cenário, refletindo a decisão de assumir o compromisso de melhoria do processo de cuidar desenvolvido no HGV, este norteado pela Política Nacional de Humanização e suas diretrizes, dentre as quais destacamos a Clínica Ampliada

A Clínica Ampliada é uma maneira de cuidar do usuário direcionada para as suas necessidades, o que requer uma equipe multiprofissional para dar conta da complexidade desse cuidar. É uma forma de enxergar o usuário em sua multidimensionalidade.

Alguns fatores podem ser considerados favorecedores para a implantação da clínica ampliada no HGV: primeiramente, a presença de uma gama de profissionais no serviço, o que lhe confere um aspecto multiprofissional. Além disso, a entrada do HGV no processo de acreditação pela Joint Commission International (JCI) que prima pela qualidade do cuidado prestado com foco no usuário, converge forças para todas essas mudanças.

Reconhecemos, também, que é preciso superar barreiras históricas e culturais fortemente arraigadas nos cenários de saúde, sobretudo hospitalares. Estamos nos referindo ao processo de trabalho ainda fragmentado e a dificuldade que alguns profissionais demonstram para trabalhar em equipe, desvalorizando o saber-fazer do outro.

É um processo fácil? Não!!! Mas, possível com certeza. O envolvimento, a credibilidade e motivação de todos os atores é premente. Precisamos ressignificar nosso modo de produzir saúde, nos re-encantarmos com o nosso cotidiano laboral e entendermos que humanizar práticas de saúde é valorizar o que somos, seres humanos. Acreditar, ousar, mudar…

 

 É impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer (Caetano Veloso).

 

                                                                Susane Castro (HGV)