Acolhimento nas práticas do cuidado no HILP.
A mudança no processo de marcação de consultas, que passou a ser realizada por meio das Unidades Básicas de Saúde em todos os municípios do Piauí, desde janeiro de 2010, ainda é pouco conhecida e entendida pelos usuários e mesmo por alguns profissionais, fato que compromete o atendimento, pois o usuário muitas vezes não consegue acesso ao primeiro atendimento ou outras, perde a continuidade por não conseguir retornar. As dificuldades estão desde resistência dos usuários e trabalhadores às mudanças até o desconhecimento, falta de divulgação do fluxo ser seguido, conexões de internet deficientes.
Todos esses problemas motivaram a Diretoria Técnica Assistencial do Hospital Infantil Lucídio Portela – HILP a realizar uma palestra para usuários e trabalhadores sobre o ACESSO AO SUS, no início do mês de Dezembro de 2012. Compartilhando desta iniciativa o Colegiado Gestor e GTH contribuirão com este processo.
Contamos com cada um para a sensibilização de todos!
Por Leiva Moura
As dificuldades são muitas, muito bem descritas por você Aline, é importante que os gestores facilitem o acesso e divulguem a hierarquização do sistema.
Quanto a atendimento básico nos bairros é necessário que o sistema de entrada na rede funcione, sabemos que muitas unidades de saúde da família não têm equipe completa o que inviabiliza o encaminhamento aos serviços especializados, quando necessário.