Movimentos em Maringá PR!

10 votos

A chegada aos locais onde vamos fazer os apoios nem sempre são tranquilas…

Muitos percalços de viajantes!

Mas depois dos nevoeiros, atrasos de voos, distrações e acasos, vem a reconpensa: encontrar grupos potentes, trabalhando efetivamente para humanização no SUS!

O Encontro Maringaense sobre acolhimento não foi um mero espaço de apresentações formais sobre a diretriz do acolhimento na PNH e nem sobre o dispositivo acolhimento com avaliação e classificação de risco, foi uma reunião de forças, mais uma aposta em quem trabalha no SUS para potencializar o que já se faz.

Após a exposição sobre o tema a consultora Clara Sette Whitaker Ferreira os presentes além de fazerem perguntas avaliando a realidade vivenciada no município, puderam conhecer o que já é realizado em diversas instituições que estavam representadas no evento em relação a PNH e a melhor resolutividade da atenção e gestão do SUS em Maringá.

Esta troca de experiências trouxe ao momento um espaço não só de congraçamento entre o grupo e estímulo aos que já realizam ações, como também crescimento de todos no sentido de acreditarem na PNH como estratégia para o fortalecimento do SUS.

O espaço acabou se constituindo também um lugar de co-gestão da saúde na região, pela participação de representação de diversos municípios e de gestores da própria regional de saúde estadual.

Seguimos acreditando nesta potência em Maringá e em especial aos que assumem diariamente um compromisso com a humanização na região. Muito me encanta tomar assento nesta roda!

 

Patrícia S. C. Silva

Blumenau SC