I Curso Introdutório da Política Nacional de Humanização da CTH de Curitiba e Região Metropolitana

14 votos

 

     A Câmara Técnica de Humanização de Curitiba e Região Metropolitana concluiu nesta última semana o I Curso Introdutório da Política Nacional Humanização, o mesmo foi promovido pela Câmara Técnica de Humanização em parceria com a Consultoria da PNH do Estado do Paraná e o Hospital Pequeno Príncipe.
  O curso foi desenhado pela Consultora da Política Nacional de Humanização do Paraná, Eliane Benkendorf e as Apoiadoras da PNH: Sirlei Corssetti Kleina, Marcia Santos, Maria Gloss e Vera Lúcia da Silva. 
      Utilizando a metodologia de oficinas o curso teve como objetivo: formar multiplicadores que atuem nos diversos coletivos institucionais; desenvolver coletivos para inserção e disseminação da PNH nas instituições de saúde; fortalecer a Câmara Técnica de Humanização de Curitiba e Região Metropolitana.
      As oficinas iniciaram em setembro e dispararam vários movimentos nas instituições participantes, através de atividades de dispersão (produtos) que foram trabalhados de acordo com os temas, durante todo o curso.
Participaram aproximadamente 40 trabalhadores da saúde/gestores/usuários de diversos espaços, como: Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Conselho Municipal da Saúde, Hospital Santa Casa, Hospital Cajuru, Maternidade Maracanã, Hospital Infantil Waldemar Monastier, Hospital Erasto Gaertner, Hospital do Idoso Zilda Arns, Centro Psiquiátrico Metropolitano, Hospital Vitor do Amaral, Hospital de Clínicas da UFPR, Hospital do Trabalhador, Hospital Municipal N. Sra. da Luz Pinhais e  Hospital Cruz Vermelha.
      Durante os dois meses de formação se observou que o cenário do curso era traçado pela diversidade dos espaços de saúde, a qual apresentava os diferentes sujeitos da rede. Uma rede que se tornava mais fortalecida a partir de cada encontro do curso, devido à identificação e a inserção destes sujeitos na produção de saúde da Capital e Região Metropolitana. Sendo assim as oficinas promoveram a integração dos participantes e das instituições envolvidas.
     Neste movimento participativo o grupo começou a disparar diferentes ações entrelaçadas na PNH, projetos de implantação e/ou implementação embasados pelas diretrizes e dispositivos que buscam trabalhar os princípios desta política nas diversas frentes de trabalho.
      Esta produção foi apresentada  na manhã do dia 07 de novembro, com a exposição de 16 trabalhos de conclusão do curso. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Estadual de Saúde e teve como público os participantes das oficinas, gestores e trabalhadores de saúde das diversas instituições.
     Um momento impar que apresentou um novo cenário, que ainda está sendo desenhado em suas primeiras pinceladas, mais que traz em suas cores e energia e o pulsar da produção de sujeitos e de saúde, que se revelam como agentes fortalecedores do Sistema de Saúde de Curitiba e Região Metropolitana.