A ginástica laboral como prevenção das DORT em trabalhadores da saúde em Brusque SC

10 votos

Introdução
  Os trabalhadores da saúde estão entre as categorias de profissionais que se encontram sob pressão constante. Esse stress natural da profissão, associado a uma má postura e inadequação de postos de trabalho, formam uma atmosfera propicia ao surgimento de doenças osteo musculares relacionadas ao trabalho.
  Sabendo desse fator, a ginastica laboral, para os trabalhadores da saúde, se transforma em poderosa ferramenta preventiva dessa situação.
  O hábito de se realizar pausas durante o expediente, para a realização de exercícios preventivos, é pouco difundido nos trabalhadores da saúde, sendo visto esse período como pouco produtivo. O grande desafio é romper esse dogma.

1. Objetivos:
Prevenir a incidência de doenças osteo musculares
Orientar a melhor postura de acordo com o posto de trabalho
Conscientizar a equipe sobre os auto cuidados posturais
Melhorar a qualidade de vida do trabalhador da saúde
Fortalecer as relações de trabalho

2. Metodologia e materiais:
Esse trabalho consiste em compilações de outros trabalhos já existentes em outras empresas de cunho privado e publico e de setores diversificados, como por exemplo industria e comércio
A equipe funciona com um fisioterapeuta e duas ACS's
O trabalho  consiste em utilização dos multiplicadores, que são figuradas pelas ACS's
As estrategias são voltadas para as identificações de problemas osteo musculares e ergonômicos e suas possíveis prevenções e adaptações
O material utilizado é de baixo custo e  alta durabilidade: Bolinhas de massagem, tatames de EVA, cordas, bastões.
A frequência de atividades é de um vez por semana, realizadas em duas UBS's: Bateas e Steffen no período matutino, com duração de 10 a 15 minutos.

3. Processo de desenvolvimento e resultados
A ginástica laboral  vem de encontro as diretrizes da politica nacional de humanização, democratizando as relações de trabalho e valorização dos trabalhadores da saúde, estimulando o processo de educação permanente. Por esse motivo, a ginástica laboral, foi introduzida nas UBS, após a observação das queixas de dores relacionadas as atividades exercidas pelos trabalhadores da saúde. Após uma breve análise de postos de trabalho, observou-se um gradiente entre o mobiliário e o trabalhador observação essa que veio de encontro  As queixas dolorosas do trabalhadores
As atividades incluem series de alongamentos  para as musculaturas mais solicitadas, e series de fortalecimentos para as musculaturas mais fracas. Uma atividade lúdica também é inserida na prática, como por exemplo danças, lutas, massagens.
A aceitação do grupo é total, com relatos positivos que incluem melhora das dores, sensação de bem estar, desejo de aumentar a frequência das práticas, e do tempo de duração.

Rafael Gustavo Mäder
NASF Brusque SC