RODA DE CONVERSA COM MULHERES – SEXUALIDADE E RESPONSABILIDADES Benedito Novo SC

10 votos

Os espaços da Atenção Básica favorecem encontros que podem ser produtivos entre os profissionais de saúde e entre estes e a população usuária do SUS. A Política Nacional de Humanização aposta na grupalidade, na potência de afetar e sermos afetados na prática clínica, individual e coletiva. Essas afetações produzidas nas conversações entre pessoas facilitam a criação de vínculo. Para tanto os Projetos de Saúde voltado ao publico feminino, levando em conta as necessidades/demandas de saúde na qual no momento foi a RODA DE CONVERSA SEXUALIDADE E RESPONSABILIDADE comportou ações assentados na avaliação das condições biopsicossociais destas mulheres.
Assim, a Unidade de Saúde do Centro de Benedito Novo realizou várias ações em 2012 para a prevenção da saúde coletiva e em especial da mulher. Dentre elas foram realizados dois eventos um em março em comemoração ao dia da mulher e em outubro por causa do outubro rosa.
Paralelamente a RODA DE CONVERSA, foram realizadas ações como coleta de exames preventivos (papanicolau) exame clínico das mamas, consulta ginecológica de enfermagem, orientações médicas, serviço gratuito de manicure, distribuição de folders educativos abordando DST e AIDS e outros.


A RODA DE CONVERSA foi coordenada pela psicóloga do NASF, e as outras ações foram feitas pelas enfermeiras, medico e auxiliar de enfermagem. Foram orientadas sobre doenças sexualmente transmissíveis, modos de prevenção a gravidez. As mulheres puderam tirar suas dúvidas e interagir com as palestrantes. Além de contar suas experiência e relação sua sexualidade. Dificuldades, fantasias e sensações. Considerando que a mulher é uma excelente multiplicadora dos conhecimentos obtidos para prevenção da saúde tivemos um retorno positivo desses eventos.

Alexandra Guidarini Stortti (Enfermeira)
Anay Stela de Oliveira (Psicóloga)
Fernanda Valcanaia (Técnica Enfermagem)