RODA DE CONVERSA COM UNIÃO

11 votos

Como parte de Projeto em parceria da Residência Médica em Saúde da Família/SMS e Humanização para discussão dos dispositivos da PNH e proposta de implantação de ACCR e GTH nas UBS, realizou-se no dia 20/11 as 14:30, uma roda de conversa no PSF União, em um espaço aconchegante  no quintal da unidade, onde reunimos funcionários da UBS, residentes da saúde da família e a assessoria municipal de humanização. O objetivo era conversar sobre a situação da unidade, os anseios e propostas à luz da PNH.

A Dra Simone, médica da unidade e que já vem realizando rodas de conversa com os funcionários, iniciou com uma dinâmica para mostrara força da união de todos em prol de um objetivo, na dinâmica fomos solicitados a bater com apenas um dedo na palma da mão e ver o som que produz, e assim sucessivamente até que fizéssemos o movimento usual de “bater palmas”, e perceber que com apenas um dedo podemos até fazer um sonzinho, mas com todos fazemos um som bem alto!

Na seqüência Dra Simone colocou em exposição como um painel e solicitou aos profissionais que revisitassem a produção feita pelo grupo em reunião anterior, onde os mesmo tiveram a puderam expressar o que entendiam por acolhimento, dizer o que faltava na unidade (diagnóstico feito pelos profissionais), além de ver uma avaliação com reclamações e sugestões feitas pela comunidade. Nesse encontro, eles tiveram a oportunidade de construir propostas a serem executadas pelo próprio grupo, de ações de Valorização do Trabalhador e de implantação do Acolhimento na unidade.

Nas cartolinas onde os profissionais disseram pela primeira vez o que pensavam sobre Acolhimento apareceram palavras diversas, no entanto a maioria remete ainda a uma visão “afetiva” da humanização: bem-estar, paciência, tratar bem, respeito, etc. Apareceram ainda: ouvir, avaliar, compromisso, informação correta e se colocar no lugar do outro. Após uma leitura foi perguntando pela assessora de humanização Lucimara: O que mudou após as oficinas realizadas com o tema PNH? E muitos responderam que a visão que tinham mudou.

Após uma análise, os funcionários disseram que várias ações como o ACCR não deu certo porque a unidade tem 02 equipes e apenas 01 está completa, aumento da demanda pela percepção da melhoria no método de atendimento pela UBS com o ACCR, além das saídas da única médica para as atividades da residência. O grupo disse que teve o retorno positivo da população com a proposição do novo modo de fazer, no entanto, a descontinuidade produz descrédito na população.

Houve também o depoimento dos médicos residentes Dr. Javier e Dra Elizabeth sobre as mudanças necessárias nos processos de trabalho nas unidades, com o novo olhar, através do ACCR e Agenda Aberta, porém, que os profissionais tem que perceber que a mudança não é imediata e que ainda vamos demorar um pouco para ver as melhorias que esperamos, pois a população também passará por uma fase de adaptação as mudanças sugeridas, considerando a história do SUS, e a cultura hospitalocêntrica.

A diretora da unidade a Sra Goreth deu um depoimento dizendo que no período que a unidade experimentou o ACCR/Agenda Aberta, uma senhora da comunidade muito aborrecida falou para ela: “que a unidade estava colocando outras pessoas na frente dela, e que  a mesma havia chegado primeiro e queria ser atendida conforme a ordem de chegada…”, demonstrando o estranhamento que o dispositivo estava provocando na comunidade e precisava haver um processo de esclarecimento continuo.

A Dra. Fanir – residente da Saúde da Família – falou sobre a experiência da unidade em que atua com o dispositivo, e que tinha satisfação em falar do êxito na implantação na UBS Centenário. No entanto, que todos deviam ter a ciência de que não é fácil e é um processo de avaliação constante para ver o que está dando certo e o que precisa ser revisto, e que todos na UBS que ela trabalha também são co-responsáveis pelo sucesso da ação.

Para finalizar esse encontro foi feito uma avaliação de todas as propostas, o que pode ser feito de imediato, e foram sugeridos alguns temas para Educação Permanente na unidade. No final, Dra Simone entregou uma lembrancinha simbólica da roda, uma mensagem com o tema “Estimulante Profissional” para motivação dos profissionais presentes e após todos tomaram um delicioso lanche preparado pela equipe do PSF União.

E assim foi uma roda de conversa, numa tarde de muito calor…humano e do ambiente, mas realizada à sombra e sob o aconchego das árvores.