Caminhando e cantando pela humanização do parto

14 votos

As ruas de Teresina hoje ficaram mais coloridas e alegres com a marcha do parto humanizado. Trabalhadores, usuários e estudantes se uniram pela defesa do direito da mulher decidir sobre o parto, tendo a sua autonomia e protagonismo respeitado.
Faixas, cartazes, bandeiras eram empunhadas pelos participantes,  que ao som de duas animadas marchinhas construídas especificamente para o evento, gritavam palavras de ordem chamando a atenção dos transeuntes  durante toda a caminhada.

“O parto humanizado/é a melhor opção/pra mamãe e o bebê/ sem qualquer complicação/ a mulher tem o direito/ de ter um acompanhante/ uma vivência positiva/ Nessa hora importante.
Ela pode escolher/ a posição pra parir/ que seja mais apropriada/ ao seu corpo/ pra sentir/ e para alívio da dor/ massagens, compressas, banho quente/ os exercícios na bola/ no cavalinho é decente.
E o bebê pode ficar em contato/ direto com a mãe/ logo após o nascimento/ antes de cortar o cordão/ e nos primeiros minutos/ ele já pode mamar/ a relação mãe e filho/ já deve continuar.
Os toques excessivos/ é violência à mulher/ comentários agressivos/ sem ética diz o que quer/ e o corte no períneo/ mexe na recuperação/ que vai se tornar mais lenta/ mulher não queira isso não.
Mulheres prestem a atenção/ apoiem o parto humanizado/ chega de tanta agressão/ nesse momento delicado/ vamos marchar nessa luta/ estimulando a mulher/ pra gantir seus direitos/ de escolher o que quer.” (Profª Ms. Conceição de Maria Pereira santos,  projeto: Cantando, encantando e educando – IFPI).
O evento contou com uma ampla cobertura da mídia local.