Sobre as Ações de Humanização no Parto. Algumas condições que devem ser respeitadas para o bom procedimento de um parto.

13 votos

 Um parto normal acontece sozinho, guiado pelo próprio corpo.
 Rompimento da bolsa, dilatações, contrações são ações involuntárias do corpo, que acontecem devido a informações enviadas pelo cérebro.
 E como o cérebro envia informações ao corpo? – Através dos hormônios.
 Michel Odent (obstetra) iniciou em Pithiviers (França) o parto humanizado. Ele pontua quais são as ações de humanização que leva a mulher a parir com tranqüilidade: 
1. PRIVACIDADE:
        Quando nos sentimos observados temos a tendência de corrigir nossa postura, e isso representa acionar o neo-córtex. Quanto maior a privacidade, melhor para que o TP proceda bem.
    M.  Odent inclusive chama atenção para a posição onde a parteira/ doula/ médico se encontra no momento do parto (na frente ou atrás da mulher?) para um melhor conforto ao lado da parturiente enquanto o nascimento não acontece.
2. LUZ: luzes fortes estimulam o neo-córtex, e isso é já bem claro aos técnicos que realizam eletro encefalogramas. Um parto que ocorre na penumbra, portanto, tende a ser facilitado.

3. LINGUAGEM: A linguagem racional é um processo intelectual comandado pelo neo-córtex. Portanto, perguntar à mulher durante o TP qual é o seu número de telefone ou a que h. fez xixi, por ex, obriga que ela raciocine, acionando o neo-córtex e conseqüentemente atrapalhando a ação do cérebro primitivo e o TP. Melhor não recorrer à linguagem verbal a uma mulher em TP.
4. NECESSIDADE DE SENTIR-SE SEGURA: A adrenalina aciona um estado de alerta que inibe a liberação dos hormônios necessários ao parto. Todas as situações em que a mulher se sente em risco liberam adrenalina e vão dificultar o parto.
A presença de pessoas com quem a mulher se sinta segura, portanto, é fundamental para facilitar o trabalho.
5. FOME E ADRENALINA: O medo e a fome fazem aumentar o nível de adrenalina. Depois de comer todos ficamos mais calmos!
6. TEMPERATURA: um ambiente frio tende a aumentar a taxa de adrenalina. Os que estão acompanhando o parto devem atentar para que o ambiente esteja bem aquecido.
 ACOLHIMENTO:- envolve a recepção da parturiente e do acompanhante  (mãe ou esposo) e que ofereçam Informação de todos os procedimentos que serão realizados.  A equipe de profissionais precisa ter uma formação mais humanista do que intervencionista
Conclusão:  Um parto ativo será beneficiado se essas necessidades básicas da parturiente forem respeitadas. É importante lembrar que o cérebro reconhece apenas os hormônios produzidos pelo próprio corpo. Hormônios sintéticos não produzem os mesmos efeitos, e podem atrapalhar a delicada seqüência entre eles.  Com a criação dos CPNs há a possibilidade de oferecer condições para que o parto seja realizado de forma que a mulher relaxa, se sente segura – diminuindo a tensão e conseqüentemente a dor.
(algumas informações às enfermeiras obstetras que atuam no Centro de Parto Normal do Hospital da Mulher de Santo André), por Maria Joana Siqueira e Coordenadora do CPN – Maria Solidade Rodrigues da Silva.
30/11/2012.
Maria Joana Siqueira
Enfermeira Obstétra e Educadora Perinatal.
Educação Continuada.