Roda de conversa sobre Prevenção do Suicídio e Atenção em situações de crise em Saúde Mental

22 votos

Na sexta-feira dia 7, reuniremos coordenadores municipais de saúde mental e da DANT-violência de 31 municípios da 4ª CRS/RS, coordenadores de CAPS, coordenadores de NASF/NAAB e as equipes de cinco hospitais gerais com leitos contratualizados SUS para atendimento em saúde mental. Público restrito, para que a roda seja possível…

A conversa estará aberta! Reconhecendo as potencialidades dos municípios, trazendo questões sobre acolhimento, escuta qualificada, atuação nos territórios, a partir do tema da prevenção ao suicídio e atenção em situações de crise.

Conversa densa, epidemiologia preocupante.

80% dos suicidas consultaram com algum médico no último mês antes do suicídio.

60 % dos suicidas nunca procuraram um profissional de saúde mental.

As notificações das lesões auto-provocadas na DANT-violência, a perda do familiar, a crise por essa perda, outras crises… como trabalhamos?

As pistas…

As tentativas…

As concretizações…

O luto…

A memória…

 

Outro dia atendo o telefone, uma mãe que havia internado o filho compulsoriamente, pela primeira vez, chora. Pergunto o motivo. Ela me conta que o filho não a compreendeu a internação. Vinte dias depois de retornar para casa, cortou os pulsos. Socorrido a tempo… 22 anos.

Um profissional de saúde solicita um leito para internação. Liberado o leito e… meia-hora depois cancela o pedido. Pergunto o motivo. O usuário diz que vai se suicidar no hospital, caso lhe obriguem a ser internado. Avisou os familiares, que desistiram da "ordem judicial". 

 

https://www.avaaz.org/po/petition/Padilha_diga_nao_a_internacao_compulsoria_no_crack/

 

Mais abordagens terapêuticas, projetos terapêuticos singulares, cuidado compartilhado em equipe multiprofissional, tratamento em liberdade, internações breves, mais trabalho criativo, vinculos, afetos, afetar, trocar, reduzir danos, tolerar, aproximar…

A partir da gestão regional, da coordenação da DANT, da coordenação da Politica de Saúde Mental e os demais coordenadores do Núcleo Regional de Ações em Saúde em esforço de transversalização/integração das políticas, contaremos com a apoiadora da PNH, Martha Noal (psiquiatra).

Uma roda de conversa provocada a partir de relatos de profissionais em vídeo, alguns slides no tema, músicas inusitadas/letras trazidas pela Martha, retomaremos a Linha de Cuidado em Saúde Mental "O cuidado que eu preciso", com a expectativa de trocas de experiências, da apropriação de novos conhecimentos, para o planejamento em equipe e escuta, capacitando para a notificação das tentativas de suicídio, abrindo forum para o planejamento estratégico de ações nos municípios.