Berço do Homen Americano
São Raimundo Nonato
Mais uma ação do Projeto Acolhimento com Classificação de Risco na atenção hospitalar, ocorreu na cidade de São Raimundo Nonato nos dias 07 e 08 de novembro de 2012, no Hospital José Candido Ferraz, a oficina foi realizada com um grupo representativo de colaboradores, dentre estes: assistentes sociais, enfermeiras, nutricionistas, técnicas de enfermagem, fisioterapeuta, serviço administrativo, recepção dentre outros.
A oficina tem com foco especial a sensibilização do corpo de colaboradores para a sensibilização e implantação do dispositivo Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR e a formação do Grupo de Trabalho Humanizado – GTH.
A coordenadora Dra. Leidimar Barbosa de Alencar e os apoiadores da Política Nacional de Humanização Lourival Oliveira Filho e Joana D’arc da Cruz Nascimento,perceberam que na equipe existe empenho, vontade, adicionados a necessidade de mudança da realidade daquele hospital acreditando que se pode fortalecer o SUS e proporcionar ações substanciais naquela unidade de saúde.
Por Emilia Alves de Sousa
Para quem não sabe, o município de São Raimundo Nonato, no sul do Piaui, abriga um Parque Arqueológico, com cavernas históricas contendo nas suas paredes várias figuras rupestres, constituindo-se um patrimônio cultural de tal riqueza que determinou sua inclusão na Lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Durante milênios as paredes dos sítios arqueológicos foram pintadas e gravadas por grupos humanos com diferentes características, reunindo a maior quantidade de pinturas primitivas sobre rocha do mundo. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados apresentam o registro do homem há 50.000 anos, sendo assim considerado o berço do homem americano.