Programa de Triagem Neonatal Ampliado através da Rede Cegonha

14 votos

O Programa de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, é a chance de investigação e diagnóstico de doenças graves, que têm tratamento, e se houver comprometimento dos serviços de saúde e dos pacientes e seus cuidadores, promovem qualidade de vida aos portadores das doenças investigadas.
O Programa funciona através de convênio entre municípios, estados e o ministério.
No Piauí, o programa foi implantado há quase 10 anos, mas até hoje se arrasta, e é comum demorar 4 a 6 meses para termos os resultados dos exames.
Mais grave, é que ainda estamos na FASE I, que comporta a investigação apenas de duas doenças – Hipotireoidismo e Fenilcetonúria, quando muitos estados já estão na FASE III. Anemia falciforme se inclui na Fase II, e Fibrose Cística(mucoviscidose) na fase III.
E porque o Piauí está atrasado? Porque não consegue contratar endocrinologistas, nutricionistas, pediatras, assistentes sociais, enfermeiras, hematologistas, bioquimicos e neuropediatras para realizarem os atendimentos de acompanhamento e/ou os exames; ou não consegue comprar e manter em estoque os insumos necessários para realizá-los.
No Piauí a Fase I não funciona bem, por isso não podemos avançar a Fase II. O Hospital Infantil Lucidio Portella(HILP) é responsável pelo seguimento e atendimento  das crianças que foram triadas positivamente para hipotireoidismo e fenilcetonúria, mas a equipe está sobrecarregada, mal instalada, sem estrutura ou espaço físico pra realizar atendimentos de qualidade, e compreende a necessidade de melhorar a qualidade do serviço em atenção à Fase I e somente com plenas condições  de trabalho avançar para a Fase II- incluindo anemia falciforme. 
Enquanto isso, O Ministério da Saúde, anexa o programa à rede cegonha e o está ampliando Fase IV – incluindo a hiperplasia adrenal congênita e a deficiência da biotinidase; além de conveniar mais 6 estados pra a Fase III…
E Nós do Piauí ?!?
Nós vivemos na Terra Querida!

https://www.blog.saude.gov.br/rede-cegonha-amplia-exames-do-teste-do-pezinho/