Um pouco sobre PNH

9 votos

 A Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção é uma estratégia de fortalecimento e potencialização do Sistema Público de Saúde desde 2003,onde contribui para a melhoria da qualidade da atenção e da gestão da saúde no Brasil.

Os dispositivos da PNH ,que são arranjos materiais e/ou imateriais o qual se faz funcionar,catalisar ou se potencializar um processo ,derivam de princípios, método e diretrizes da Politica de Humanização.

DISPOSITIVOS: Acolhimento com classificação de risco,Programa de Formação em Saúde e Trabalho,Projetos de Ambiência ,Direito de Acompanhante e Visita Aberta ,e por fim,Construção de processos coletivos de Monitoramento e Avaliação das atividades de humanização.

PRINCÍPIOS: Transversalidade,Indissocialidade entre práticas de gestão e praticas de atenção à saúde e Protagonismo dos sujeitos e dos coletivos.

DIRETRIZES: Acolhimento,Clinica Ampliada,Co-Gestão,Valorização do Trabalho e do Trabalhador,Defesa dos Direitos do Usuário,Ambiência e Construção da Memoria do SUS.

O método de intervenção da PNH atua não somente nos caminhos para obtenção de resultados mas também na construção de "modos de caminhar".pnh